Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes

Gestos para melhorar o ambiente

A partir de agora, os alunos do Centro   Educativo D. Elvira Câmara Lopes, em S. Martinho do Campo, já têm onde depositar os pacotes de leite vazios. Ao invés do caixote do lixo, as embalagens são depositadas no mini-ecopontos e sacos-ecopontos ali colocados pela Braval.
Pedro Machado, director  executivo da Braval, e Gabriela Fonseca, vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, procederam à entrega do material, fomentando nos mais novos o hábito da separação de resíduos. Seis mini-ecopontos e doze sacos-ecoponto marcam agora presença no Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, que acolhe cerca de 230 alunos do primeiro ciclo e jardim-de-infância. Um ecoponto subterrâneo será também colocado junto ao Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, inaugurado em Setembro de 2012.
Continuar a equipar as escolas da Póvoa de Lanhoso com mais meios para fomentar a educação ambiental, tentando enraizar desde cedo o hábito de separação de resíduos nas crianças, é um dos objectivos da Câmara Municipal e da Braval.
Na manhã de terça-feira, dia 5 de Fevereiro, os mais novos receberam uma verdadeira aula de educação ambiental, por parte de Pedro Machado e Gabriela Fonseca.
Belarmino Dias, do Agrupamento Gonçalo Sampaio, e Saulo Marinho, coordenador do Centro Educativo, acompanharam a visita dos responsáveis da Câmara Municipal e da Braval.
“Sabem que para fazer papel é preciso matar árvores mas se reciclarmos o papel não é preciso matar árvores”, explicou Pedro Machado, a um grupo de alunos do jardim-de-infância.
Explicando o que deve ser colocado em cada um dos espaços dos saco-ecopontos, Pedro Machado recordou que a Braval juntamente com a Câmara Municipal está a colocar em todos os estabelecimentos de ensino do município.
Com um saco de plástico na mão, o director executivo da Braval recordou que são necessários 500 anos para aquele material se desfazer. “Reciclar é transformar”, explicou a vereadora Gabriela Fonseca.
“Para fazer mil quilos de papel é preciso 10 toneladas de árvores. A Braval manda reciclar todos os anos cerca de três milhões de quilos de papel”, explicou Pedro Machado.