Carnaval

Seniores viveram intensamente

Cerca de 260 utentes de IPSS’s e Centros de Convívio do concelho participaram, na tarde de segunda-feira, dia 11 de Fevereiro, na Festa de Carnaval promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Trajados a rigor, os mais velhos deram largas à alegria. O momento foi de convívio e muita animação, onde não faltou a música e a dança.
Maria de Lurdes Pereira Barbosa e Júlia Argaínha vieram ambas de S. João de Rei. Trajadas a rigor, as duas amigas, utentes do Centro de Convívio daquela freguesia, mostravam-se bem-dispostas e preparadas para uma tarde de festa.
Ao “Maria da Fonte”, Lurdes e Júlia recordaram o Carnaval nos seus tempos de criança. “Saíamos com roupas velhas usadas no campo e vínhamos para a rua celebrar o Carnaval. Era mais divertido”, relembra Lurdes Barbosa.
Tal como amiga também Júlia Argaínha vestia roupas velhas que encontrava em casa. “Havia mais gente na rua. As crianças e os adultos marcaram-se e era muito divertido. Com roupas velhas e a cara tapada, tentávamos que ninguém nos conhecesse. Qualquer coisa servia para nos mascararmos”, recorda aquela utente do Centro de Convívio de S. João de Rei.
Acompanhado da esposa, António Gonçalves foi outra das presenças na festa de Carnaval, em representação do Centro de Convívio de Fontarcada. “É muito bom. Já há muitos anos que não o fazia. Emigrei muito jovem e estive em França muitos anos. Lá, não celebravam o Carnaval”, refere António Gonçalves, mostrando-se satisfeito pela iniciativa e pela presença no Centro de Convívio de Fon-tarcada. “Agora é que estamos bem. É uma forma de passar o tempo. É importante existirem espaços como este para passar o tempo e conviver”, refere António Gonçalves.
“Na rua, os rapazes e raparigas juntavam-se vestidos com roupa velha e com um guarda-chuva velho aberto e percorríamos as ruas. Cantávamos e dançávamos e era assim que se celebrava o Carnaval”, recorda a esposa de António Gonçalves.
A surpresa da tarde foi trazida pelos utentes seniores do Centro Comunitário de Monsul. O “casamento” de Maria Clotilde e José Ravanhó, com a interferência da “amante”, que se opôs ao enlace provocou a gargalhada geral e momentos de grande animação. E como não há uma sem duas, para além do casamento procedeu-se ao baptizado de uma criança. Momentos de grande alegria e diversão, com os mais velhos a serem os protagonistas de uma tarde muito animada. A seguir, o baile carnavalesco juntou os utentes das várias instituições.
Maria Coelho, de 70 anos, de Verim, foi uma das utentes do Centro Comunitário do Vale do Cávado que participou na encenação e não deixou o crédito por mãos alheias, encarnando na perfeição a tarefa que lhe fora destinada.
“Vim mascarada de amante. Isto foi preparado durante uma semana e está muito divertido. Gostei de fazer o meu papel”, disse Maria Coelho, que não deixou de dar a conhecer o eu gosto pela dança e a sua disposição de participar em todas as iniciativas. A Festa de Carnaval é uma das iniciativas promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e dirigida aos utentes seniores do conce-lho. Manuel Baptista, presidente do município, marcou presença no evento. Em Abril, segue-se a comemoração do Dia Mundial da Dança.
Para além dos utentes dos cinco Centros de Convívio do Concelho (Esperança, S. João de Rei, Vilela, Friande e Fontarcada), participaram neste convívio carnavalesco os utentes dos Centros Sociais de Serzedelo, Sobradelo da Goma, Calvos, Taíde e Verim, Santa Casa da Misericórdia, ASSIS, Casa de Trabalho de Fontarcada e Em Diálogo (Centro Comunitário do Vale do Cávado).