Segurança

GNR aconselha comerciantes

Sensibilizar os comerciantes para a adopção de medidas de segurança foi um dos objectivos da iniciativa levada realizada pela GN, no dia 12 de Dezembro, na vila da Póvoa de Lanhoso. Acompanhado dos embaixadores EPAVE, o Cabo Nuno Cruz, da Secção de Programas Especiais do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso, entregou aos comerciantes da vila Póvoa de Lanhoso, um panfletos com algumas medidas de segurança a colocar em prática pelos comerciantes para a salvaguarda dos seus bens.
A iniciativa foi bem recebida pelos comerciantes e empresários da vila. “Acho uma iniciativa interessante e já devia ter sido feita há mais tempo. Nesta fase que estamos a atravessar, estamos todos sujeitos. É uma iniciativa louvável e o Cabo Nuno Cruz está a fazer um trabalho fantástico”, destacou Rogério Vieira, empresário ligado à área de seguros.
“Acho bem porque hoje em dia as coisas estão complicadas para o comércio e anda aí muita gente a enganar quem trabalha e estas iniciativas são bem-vindas, quer ao nível do comércio quer a título individual. É algo que tem que ser feito, repetido e insistido, considerou Daniel Teixeira, empresário ligado ao sector óptica.
“Acho importante pois cada vez há mais assaltos e há mais insegurança”, revelou também Teresa Oliveira, com loja localizada na Avenida dos Bombeiros Voluntários.
“Estamos a sensibilizar os comerciantes para adoptar algumas medidas de segurança e contamos com o apoio dos Embaixadores EPAVE para esse efeito. Queremos que os comerciantes tenham os estabelecimentos mais seguros”, revelou o Cabo Nuno Cruz, ao “Correio do Minho”, destacando que a época natalícia leva a um maior afluxo de pessoas junto dos estabelecimentos comerciantes e traz acrescido o facto de poder haver alguns ilícitos nesses momentos. Depois da campanha de rua, segue-se, na segunda-feira, dia 16, pelas 16h30, na Casa da Botica, na Póvoa de Lanhoso, uma acção de sensibilização no âmbito do programa “Comércio Seguro”.
A prevenção é, pois, a palavra chave no combate aos furtos. Numa acção realizada na Casa da Botica, na vila, no dia 17 de Dezembro, a Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso deu a conhecer aos comerciantes presentes um conjunto de medidas como forma de proteger melhor os estabelecimentos e deixou alguns conselhos, nomeadamente à forma como se deve reagir em caso de assalto. Conhecer a situação dos comerciantes e promover uma maior aproximação entre aquela força de segurança e os comerciantes do concelho e sensibilizar para os diferentes tipos de criminalidade  foram alguns dos objectivos da iniciativa.
“Mais de metade dos furtos são efectuados por meio de arrombamento de portas e janelas ou utilizando chaves falsas e a maioria são cometidos entre a meia-noite e as cinco horas da manhã. Os estabelecimentos constituem alvos permanentes para os ladrões”, elucidou o Cabo Nuno Cruz, da Secção de Programas Especiais da GNR.
Portas e janelas sólidas, com boas fechaduras e a colocação de grades, a colocação de alarme e de sistemas de videovigilância foram alguns dos conselhos deixados.
Nesta sessão, o Cabo Nuno Cruz relembrou alguns dos procedimentos a seguir para a verificação de notas e de cartões de crédito e apresentou alguns vídeos de assaltos captados pelas câmaras de vigilância de estabelecimentos, dando a conhecer as formas de actuação dos larápios.