Projecto aberto a toda a comunidade escolar

Desporto e saúde de mãos dadas

Promover saúde no contexto escolar, em particular na área do desporto, é um dos objectivos do projecto “Saúde.Escola” apresentado, na semana passada, no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso. Depois da Escola Sá de Miranda, em Braga, segue-se o Agrupamento Gonçalo Sampaio na adesão ao projecto. Determinar a aptidão física para a prática de desporto é um dos objectivos do projecto, aberto a toda a comunidade escolar.
Segundo os responsáveis do projecto, em Portugal morrem cerca de 255 pessoas, por ano, a praticar desporto. Mostrando-se preocupado com o número crescente de crianças obesas, Emanuel Brandão, responsável pela secção de desporto escolar do Agrupamento Gonçalo Sampaio, considerou que este projecto vem responder a uma preocupação que é “saber se os miúdos estão ou não preparados para a prática de exercício físico”.
Óscar Lopes, do Centro de Medicina Desportiva do Minho e coordenador do projecto, revelou que o “Saúde.Escola” pretende responder a questões como a avaliação de diagnóstico e a educação para a saúde. Cada um dos participantes será sujeito a uma consulta de enfermagem e de medicina, sendo também necessário o preenchimento de um questionário de avaliação de diagnóstico. Peso, altura, tensão arterial e frequência cardíaca são alguns dos valores a avaliar. A estes, junta-se uma avaliação médica e um exame de despiste de patologia cardíaca. A frequência do projecto tem um custo anual de 10 euros, que integrará, também, sessões de esclarecimento e formação.
Até ao momento, cerca de 80 alunos do Agrupamento Gonçalo Sampaio estão inscritos no projecto “Saúde.Escola”.