Magustos…

Tradição manteve-se no concelho

Um pouco por todo o concelho, a tradição manteve-se e as festividades em honra de S. Martinho, a 11 de Novembro, ficaram marcadas pelos tradicionais magustos. De Covelas, passando por Sobradelo da Goma, Calvos, Verim e Fontarcada, em vários locais e instituições as castanhas assadas marcaram no S. Martinho.
Em Verim, no Centro Social e Teresiano, os mais novos aliaram-se aos mais velhos nas comemorações do S. Martinho. A intergeracionalidade marca presença noutras iniciativas, como a desfolhada e a celebração do Hallowen, com a decoração de abóboras pelos mais pequenos. Nas actividades realizadas, algumas delas relacionadas com o mundo rural e as tradições da região, os responsáveis procuram unir as gerações. A alegria da pequena enche de contentamento os corações dos mais velhos.
Em Fontarcada, na Casa de Trabalho, as comemorações do S. Martinho realizaram-se no dia 16 de Novembro. A festa teve o seu início pelas 18 horas, com os utentes da instituição a proporcionarem um espectáculo onde não faltou o fado e o folclore. “A Tasquinha do Fado” abriu a noite de festa, com os “meninos e meninas” da Casa de Trabalho a prestarem tributo à saudosa Amália Rodrigues. Tal como em anos anteriores, o Mido e Amigos marcou presença, animando a Festa de S. Martinho da Casa de Trabalho. No final das actuações, o padre Magalhães dos Santos agradeceu a presença de todos e apelou à ajuda dos benfeitores e amigos da instituição.
No dia 12, a Santa Casa da Misericórdia acolheu as comemorações do S. Martinho promovidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e dirigidas aos utentes das IPSS’s e Centros de Convívio. Cerca de 250 pessoas marcaram presença nas comemorações do dia de S. Martinho. A tarde foi animada e de grande alegria, onde não faltou a música, os bailaricos e a castanha assada.
Para além dos cinco Centros de Convívio (Esperança, Vilela, Friande, São João de Rei e Fontarcada), as comemorações do S. Martinho contaram com a presença dos utentes do Centro Social Teresiano de Verim, do Centro Social e Paroquial de Monsul, do Centro Social e Paroquial de Taíde, da Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, da Assis, da Casa de Trabalho de Fontarcada e do Centro Social e Paroquial de Sobradelo da Goma.