Romaria da N.ª Sr.ª de Porto d'Ave

“Convite à reflexão e à fé intensa”

Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga, fez um discurso centrado na fé e nos comportamentos. Pediu aos católicos para primarem pelos verdadeiros valores da igreja.
O Santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave estava completamente lotado. Entrar era praticamente impossível. Cá fora, os fiéis foram escutando a eucaristia  pelas colunas que foram instaladas pela organização. De Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga, durante a homilia, ouviram-se palavras a convidar a uma reflexão. Uma correcção de comportamentos em nome dos verdadeiros valores da igreja.
“A Igreja é vista como um porto de salvação”, começou por referir. “Contudo vale mais dar três voltas de joelhos ao Santuário ou confessar-se, procurando a remissão dos pecados?” Por vezes ouve-se que são os próprios padres que estragam a Igreja, todavia já muitos ouviram o Papa falar na fé. Este é realmente o ano da fé e é preciso   pensar nos verdadeiros valores da igreja. Não basta dar três voltas de joelhos ao Santuário, como não basta levar a noiva ao altar ou os filhos à cataquese”, considerou Manuel Linda, numa alusão à alteração de comportamentos.
Cá fora os fiéis mantinham-se em silêncio. À escuta. De pé ou sentados na pedra do santuário ou até em bancos trazidos de casa. À procura de uma sombra, porque a manhã em Porto d’Ave convidava a fugir da dureza e da intensidade dos raios de sol. As palavras de Manuel Linda deixaram alguns a brilhar. Renovou-lhes a esperança, mesmo com o convite à reflexão. A bondade, o amor ao próximo, os comportamentos de acordo com a lei da Igreja, assentes numa fé inabalável, foram os aperitivos para a romaria. “Sabe bem vir à Igreja”, disse uma das fiéis, que pela sua expressão deixou transparecer algum tempo de ausência.