Movimento Eclesiástico na Diocese de Braga

Padre Marco Gil dispensado

No próximo mês de Setembro, o padre Marco Paulo abandona a paroquialidade de Monsul, S. João de Rei, Geraz do Minho e Friande, sendo substituído pelo padre António Poças, ordenado sacerdote no dia 15 de Julho.
As transferências ficaram conhecidas no dia 15 de Julho, numa nota assinada por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, que dá conta do movimento eclesiástico na Arquidiocese de Braga.
Pároco no concelho da Póvoa de Lanhoso desde 2003, o padre Gil foi nomeado padre de Arcozelo, no concelho de Barcelos.
A 20 de Julho de 2003, o padre Marco Paulo Gil foi nomeado para as paróquias de Monsul, Geraz do Minho, Ajude e Friande, tendo sido dispensado, a 17 de Julho de 2005, da paróquia de Ajude e nomeado padre da paróquia de S. João de Rei.
O padre António Rafael Moreira Poças, ordenado no domingo, dia 15 de Julho, é natural de Forjães, do concelho de Esposende, tendo realizado o seu estágio pastoral nas paróquias de Esmeriz, Cabeçudos e Palmeira, no concelho de Vila Nova da Famalicão.
“Estamos conscientes da mudança que deve acontecer e sabemos que os sacerdotes e as comunidades aceitam sacrifícios a que não estavam habituados. Quando isto acontece, o amor à Igreja é uma verdadeira consciência onde tudo se compreende e tudo se aceita. O realismo da nossa vida arquidiocesana passa por ir concretizando unidades de vária índole: pastoral, paroquial ou sacerdotal. Ninguém perde a sua identidade, mas começamos a agir de uma maneira mais corresponsável e qualitativa. Alguns poderão não entender. O futuro vai tornar-se a confirmação desta aposta, que já vem do nosso Sínodo Diocesano. Aí se deu valor ao Arciprestado e, em simultâneo, às zonas e unidades pastorais. Assim o Espírito faça compreender este trabalho”, destaca o arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, responsável pelas nomeações.