Promovido pela Câmara Municipal

‘Férias Activas’ são um sucesso

Promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Espaço Jovem, o Programa Férias Activas é já um programa de sucesso. Visando ocupar os tempos livres dos mais novos, por ocasião das férias escolares, a iniciativa tem cativado o interesse de muitos pais. A qualidade do programa apresentado, com actividades de carácter desportivo, lúdico e pedagógico é um dos factores de sucesso do ‘Férias Activas’.
Limitado quanto ao número de participantes, por razões de logística, o ‘Férias Activas’ vem solucionar o problema de alguns pais por ocasião das interrupções lectivas e assume-se como uma excelente alternativa para ocupar os tempos livres dos mais jovens.
Iniciado a 2 de Julho, o Programa ‘Férias Activas Verão’ estende-se até ao final de Agosto, regressando, posteriormente, aquando das interrupções por ocasião das férias de Natal e Páscoa.
“A nossa preocupação é com as pessoas. Constatamos, na generalidade, que os pais têm alguma dificuldade em ocupar os filhos nas interrupções lectivas. Há alguns anos atrás, começamos, no Centro Ambiental de Calvos, com algumas actividades e, depois, resolvemos criar o Programa Férias Activas. Aí, a iniciativa ganhou outro alcance, outra projecção e outra qualidade”, explica Gabriela Fonseca, vereadora da Juventude e Desporto.

Balanço muito positivo
Quanto ao balanço da iniciativa, Gabriela Fonseca aponta que “o balanço é muito positivo”.
“Em todas as interrupções, as semanas têm estado sempre cheias. Temos um limite de inscrições, que é condicionado pelos funcionários que temos disponíveis e afectos às Férias Activas, de forma a que as crianças e jovens sejam bem acompanhados”, explica a vereadora da Juventude.
A qualidade das actividades proporcionadas às crianças e jovens é  destacada por todos. “Procuramos diversificar as actividades. Há sempre uma ou outra que poderá repetir-se, de uma interrupção para a outra ou de um ano para o outro, mas tentamos diversificar ao máximo. Ao longo da semana, têm actividades lúdicas, recreativas, culturais, pedagógicas e desportivas. Estamos a falar da visita a instituições do concelho, como os Bombeiros Voluntários e a GNR, como idas à piscina, jogos de mesa, ateliers de reciclagem, piqueniques, mini-cruzeiro no Douro e a visita a museus”, dá conta Gabriela Fonseca, revelando que a verba paga pelos pais apenas se refere ao custo de entrada em alguns dos locais visitados, como os museus ou o Parque Biológico de Gaia.
“A restante verba é suportada pela Câmara. Tem um custo social, que é suportado pela Câmara, quer com os transportes, quer com os funcionários que os acompanham”, revela Gabriela Fonseca.

Inscrições limitadas
As inscrições, em cada semana, estão limitadas a 20 crianças e jovens. Gabriela Fonseca considera que se o limite fosse maior teriam certamente mais participantes. “A ideia que tenho é que se tivéssemos capacidade para uma resposta maior teríamos mais crianças e jovens a participar. Por outro lado, há uma certa fidelização dos pais e das crianças a este programa. Quem faz um, acaba por fazer os outros”, explica.
Através dos relatórios entregues pelos funcionários afectos ao ‘Férias Activas’ e dos inquéritos de satisfação preenchidos pelos pais, a vereadora Gabriela Fonseca vai-se inteirando da opinião dos pais e da forma como decorrem as actividades.
“Tenho esse feedback, indirectamente, através do relatório que me é enviado e ele é muito positivo. Daí que, os pais continuam a depositar confiança nas pessoas que estão à frente do Programa Fé-rias Activas e continuem a colocar lá os seus filhos por-que sabem que estão bem entregues, em segurança e têm um conjunto de actividades que são muito interessantes para os seus filhos”, revela.
Para além da visita a empresas do concelho, como forma de dar a conhecer algumas profissões, o Programa Férias Activas contempla a visita a locais e instituições do concelho, nomeadamente à Câmara Municipal, Castelo de Lanhoso, Sala de Interpretação do Território, Bombeiros Voluntários e GNR.
“É uma forma dos mais novos s conhecerem o concelho e as suas instituições e perceberem melhor a história de alguns monumentos”, revela Gabriela Fonseca.

Qualidade é razão de sucesso
“Inicialmente, o ‘Férias Activas’ destinava-se a ocupar as manhãs e as tardes e não incluía almoço. Alguns pais sentiram a necessidade de que também almoçassem.  Os que querem, podem almoçar. Temos dois preços, com almoço e sem almoço”, adianta.
A qualidade é pois apontada como uma das razões do sucesso do programa.
“Ao fazer, fazemos com qualidade. O que fazemos, queremos fazer bem, com qualidade e segurança. Procura-se que o programa, para além de diversificado, vá ao encontro daquilo que as crianças mais gostam mas também, de alguma forma, sejam pedagógico, mesmo sem o parecer. Tenta-se que seja o mais diversificado possível”, revela a vereadora da Juventude e Desporto.