Fontarcada

População venerou S. João

Depois do Santo António, na Arrifana, a população de Fontarcada venerou S. João, com os festejos a decorrerem na sua capela, no lugar de Valbom, nos dias 23 e 24 de Junho.
No passado domingo, dia 24, os actos religiosos estiveram em evidência, com a realização da missa, com sermão, em honra de S. João, e da procissão.
“Nós, cristãos, valorizamos muito pouco aquilo que é a vida destas personalidades, destes modelos de homens e mulheres que a Igreja propõe como santos”, recordou o padre Albino Carneiro, responsável pelo sermão alusivo a S. João. “Nós, os cristãos, ficamos normalmente pela festa, pelo exterior, por aquilo que, por vezes, nos faz distrair do essencial. João Baptista não é o santo festeiro, o santo borguista que nós celebramos”, vincou o padre Albino Carneiro.
“João Baptista é o homem da autenticidade, da coerência, da verticalidade, da honra. Devemos aprender de João Baptista a humildade que nos faz grandes perante os outros”, referiu.
Depois da missa e sermão voltados para a vida e o exemplo de S. João Baptista, seguiu-se a procissão, abrilhantada pela Fanfarra dos Escuteiros de Fontarcada, na qual se incorporaram os devotos de S. João Baptista.
O principal dia de festejos ficou ainda marcado pela actuação do Rancho Folclórico Maria da Fonte, de Fontarcada, e do Rancho Rusga de Joane. Uma sessão de fogo encerrou as festividades para este ano de 2012.