‘Pastorinhos de Fátima’

I Torneio Nacional de Futebol 5

Futebol para a nova evangelização” foi o lema do I Torneiro Nacional de Futebol 5 – Pastorinhos de Fátima, que contou com a presença de uma equipa povoense, constituída por acólitos do baixo concelho, das paróquias de Monsul, Gerás, S. João de Rei e Friande.
“A educação e vida paroquiais não se prendem apenas e unicamente ao aspecto religioso, importante sem dúvida, mas englobam também outras formas, tais como artística, cultural e desportiva”, revelam os promotores da iniciativa.
“A Palavra de Deus está sempre ao alcance da mão e do coração de quem o segue. A vida do Senhor vai transformando o coração das pessoas e moldando a comunidade cristã, pelo que este Torneio de Futebol possibilita-nos a confraternização comunitária e o desporto inclusivo, perante a participação especial de atletas Surdos”, destacaram ainda os organizadores, da Paróquia de Fátima.
Actividades
No decurso do torneiro, foi homenageada a Equipa de Padres Campeã da Europa e a Equipa da Associação de Surdos do Porto, Campeã Nacional e Internacional de Clubes de Surdos. Os sacerdotes foram também incentivados a participar no torneio, vivendo mais alegremente e com mais zelo a sua vocação.
Os jogos foram realizados no Centro Desportivo de Fátima, entre as 8 e as 18h30, do dia 1 de Maio.
No final do torneio, foi realizada uma eucaristia, pelas 19 horas, na Igreja Matriz de Fátima, traduzida em língua gestual portuguesa e animada pela banda musical do grupo de Jovens da Pastoral Juvenil de Fátima.
A seguir à Missa, pelas 20 horas, teve lugar um jantar de confraternização com as equipas participantes e entrega dos troféus.