Partido Socialista da Póvoa de Lanhoso

Eleições internas aquecem

No próximo dia 16 de Junho terão lugar as eleições para a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista  da Póvoa de Lanhoso em que se decidirá o futuro deste partido em termos locais para um mandato que terá como ponto alto as Eleições Autárquicas de 2013.
Segundo conseguimos apurar, apresentam-se a sufrágio duas listas, uma encabeçada por António Lourenço e uma segunda liderada por Lídia Vale. A primeira candidatura representa, ao que tudo indica, a continuidade com o passado recente do PS, sendo apoiada por algumas das figuras mais antigas do partido. Porém, e ao contrário do que poderia ser previsível, o facto de António Lourenço encabeçar a lista à Comissão Política não significa que será ele o candidato à câmara. O ‘Maria da Fonte’ sabe que Lourenço defende o nome de Lúcio Pinto para ser o candidato à Câmara Municipal no próximo ano, embora esta decisão, que ainda não foi tornada pública, não reúne consenso junto de algumas figuras que apoiam esta lista às eleições concelhias.
Do outro lado, Lídia Vale quer cortar com o passado recente do PS concelhio e devolver-lhe a glória de outros tempos. Quando às Autárquicas de 2013 há unanimidade na escolha de Frederico Castro para candidato à câmara. O ‘MF’ sabe que o grupo de apoiantes que suporta a candidatura desta lista à concelhia escolheu o nome de ex-deputado para reconquistar a autarquia povoense ao PSD.
Refira-se que após as alterações estatutárias levadas a cabo pela nova direcção nacional do PS, os candidatos às câmaras municipais passarão a ser escolhidos em eleições directas e não pelas suas comissões políticas concelhias como acontecia até agora. O que, com base nestas informações recolhidas pelo ‘MF’, significa que os militantes socialistas serão chamados a 16 de Junho para escolherem o presidente da Comissão Política Concelhia do PS local, ou seja, escolherem entre a lista de Antonio Lourenço e a de Lídia Vale, e numa fase posterior, em data ainda a designar, serão novamente convocados os militantes para eleições directas que irão decidir o candidato à Câmara Municipal. Deste modo, estarão em cima da mesa os nomes de Lúcio Pinto e Frederico Castro para, um deles, encabeçar a lista à câmara municipal pelo PS nas Eleições Autárquicas de 2013.