Associação de Andebol da Póvoa de Lanhoso

À procura de atletas

Criada a época transacta, a Associação de Andebol da Póvoa de Lanhoso pretende afirmar-se no panorama desportivo das Terras da Maria da Fonte e apresentar-se como uma alternativa ao futebol, modalidade praticada por muitos jovens povoenses.
Confrontados com os avanços e recuos da modalidade no concelho, um conjunto de pais, cujos filhos são praticantes da modalidade, criaram, na época transacta, a Associação de Andebol da Póvoa de Lanhoso, num projecto que conta com a boa vontade dos pais de alguns alunos, que dispõem do seu tempo livre em prol da associação. No arranque, a associação contou com o apoio da Associação de Andebol de Braga. “Dos projectos anteriores, ficou nos jovens o gosto pelo andebol e foi essa vontade dos atletas e a disponibilidade de alguns pais que permitiram o aparecimento da AAPL”, conforme revela João Ferreira, um dos treinadores da Associação.
Actualmente, são cerca de 4O jovens, dos 7 aos 16 anos, que integram a associação, numa modalidade que se divide nas categorias de minis e bâmbis, infantis, iniciados e juvenis.
“Surgiu da boa vontade de um grupo de pais que vão assegurando a gestão, uma gestão algo minimalista. Estamos a tentar não ter grandes orçamentos, a manter as despesas controladas e a principal despesa acaba por ser com os treinadores”, revelou um dos responsáveis.
A não existência de treina-dores no concelho com formação na área levou os responsáveis da Associação de Andebol da Póvoa de Lanhoso a procurarem na cidade de Braga dois treinadores com formação adequada.
Na próxima época, o objectivo passa por dar continuidade ao trabalho desenvolvido até ao momento. Aproximar mais pais do projecto é outro dos objectivos. Para o desenvolvimento da sua actividade,  a Associação de Andebol da P. Lanhoso conta com o apoio da Câmara Municipal a Póvoa de Lanhoso, através de um subsidio, e de algumas empresas do concelho. A estes apoios, junta-se, também, os pais dos alunos que pagam uma mensalidade de 15 euros.
O projecto está lançado e mantém-se sólido. À vontade dos responsáveis, apenas faltam responder os jovens povoenses, optando pela prática do andebol.

Um pouco de história e futuro
“Os jovens da Póvoa de Lanhoso, desde que trabalhem, são iguais aos dos outros lados. Lembro que nos anos anteriores, os juvenis subiram à 1ª divisão e que se disputou na Póvoa de Lanhoso a fase final de Infantis masculinos em Junho de 2009. Dessa equipa, estiveram presentes com regularidade nos trabalhos da selecção nacional três povoenses: o Cláudio Silva, o Daniel Silva e o Daniel Carvalho, sendo que o Cláudio Silva é já um dos guarda-redes das equipas juniores do ABC de Braga e da selecção nacional de sub-18”, recorda o treinador João Ferreira.
“Aquilo que pretendemos é ser um “clube de formação”, ou seja, um clube com jovens a praticar andebol dos sete aos dezassete anos e se o andebol ganhar raízes poderá seguir em frente. Esta época, dois atletas Infantis têm feito regularmente parte dos treinos do Centro de treinos da Selecção Regional de Braga, antecâmara das selecções nacionais: o Gonçalo Fernandes e o Jorge Henriques. Na próxima época, pensamos ter já todos os escalões a funcionar”, destaca, incentivando os jovens povoenses a marcar presença nos treinos.