Travassos

Ourives foi baleado em emboscada

Um ourives foi, segunda-feira, baleado ao fugir de uma emboscada montada por quatro indivíduos armados em Travassos, concelho da Póvoa de Lanhoso.
Atingido por um dos disparos, a vítima continuou a conduzir e só parou no Posto Territorial da GNR, na vila da Póvoa de Lanhoso, a cerca de nove quilómetros, onde foi assistida pelos Bombeiros Voluntários locais. Amândio João S. X. Gomes, de 48 anos, residente na Pó-voa de Lanhoso, foi emboscado quando passava no Lugar de Bustelos, junto aos antigos Correios, por volta das 07.15 horas.
O ourives dirigia-se de carro para a feira de Vieira do Minho quando um automóvel com quatro indivíduos encapuzados se atravessou no seu caminho, tentando pará-lo.
Amândio Gomes não parou e ainda embateu de lado na outra viatura, mas conseguiu passar.
Apercebendo-se da fuga do ourives, o grupo saiu do carro e efectuou alguns disparos.
A vítima apercebeu-se de pelo menos dois disparos. As marcas no seu automóvel mostram que terão sido pelo menos três. Um dos projectéis atingiu a vítima e alojou-se numa omoplata.
Do Posto da GNR, o ourives foi transportado ao Hospital de Braga, de onde teve alta no mesmo dia, na Unidade de Decisão Clínica do Serviço de Urgência.
Logo que o ourives baleado entrou no Posto, a GNR da Póvoa de Lanhoso accionou meios e alertou os postos vizinhos para tentar localizar a viatura e os suspeitos da tentativa de roubo.
A Polícia Judiciária de Braga assumiu a investigação e no mesmo dia mesmo realizou a peritagem à viatura do ourives.
No local, um tampão da roda da viatura do ourives - um Audi - e vários pedaços de vidro na estrada eram os únicos sinais visíveis. Ninguém se apercebeu da tentativa de assalto. "Eu não ouvi nada. O meu filho ouviu os tiros mas pensou que fossem caçadores. A essa hora ainda estava na cama", disse ao ‘Correio do Minho’ uma moradora.