Theatro Club: dez anos depois da reabertura


Mais de 160 mil pessoas passaram por lá
Os números falam por sim. O Theatro Club, a sala de espectáculos povoense construída pelo grande benemérito António Ferreira Lopes, recebeu, desde a sua reabertura, a 16 de Março de 2011, um total de 160 mil visitantes.
Para comemorar os dez anos de reabertura e programação regular do Theatro Club, a Câmara Municipal da P. Lanhoso, através da Divisão de Cultura, organizou um programa comemorativo. Durante um ano – 16 de Março de 2011 / 16 de Março, foram várias as actividades que integraram o cartaz festivo. Teatro, exposições, concursos ligados às artes plásticas e à literatura, encontros de escritores, música e dança, cinema e fotografia foram algumas das áreas em destaque.
Na passada sexta-feira, o centro da vila recebeu o espectáculo de encerramento das comemorações dos 10 anos de reabertura e programação regular, num momento em que os presentes puderam revisitar algumas das produções realizadas no Theatro Club.
Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara, traçou o balanço de um ano de comemorações e apontou o caminho a seguir no futuro.
“Temos que ter consciência que estes dez anos que não são de inteira responsabilidade deste executivo. Desde que o espaço reabriu houve sempre uma preocupação constante dos executivos de terem aquele espaço disponível à população e os números traduzem exactamente isso”, destacou a vereadora Fátima Moreira.
“Nota-se, de facto, que, em termos das propostas, houve uma diversidade ao longo dos anos. Enquanto que no início estava muito focalizado no teatro, ao longo dos anos as propostas são mais diversificadas”, revelou Fátima Moreira, dando conta dos espectáculos nas áreas de música e dança, bem como as variadas exposições e palestras.
Nos últimos anos, os espectáculos teatrais atravessaram as paredes do Theatro Club e foram dinamizados noutros espaços do concelho, como o Anfiteatro do Pontido, a Casa das Agras, e, ultimamente, o Auditório de Fontarcada.
A escolha de diferentes espaços deveu-se, segundo a Vereadora da Cultura, ao facto das grandes encenações não “caberem” no espaço do Theatro Club. Os números dos últimos dez anos enchem de orgulho os responsáveis da área cultural da Câmara, uma vez que a sala de espectáculos povoense tem uma lotação máxima de 120 espectadores. Em 10 anos, foram 65 mil os visitantes que passaram pela galeria de exposições e na sala do Theatro Club foram 95 mil, o que perfaz um total de 160 mil visitantes que passaram pelo Theatro Club
“Para além dos números, isto de alguma forma reflecte a adesão do blico às iniciativas e o carinho que tem por este espaço. O Theatro Club é, reconhecidamente, um espaço ao qual os povoenses querem com muito carinho. Foi, sempre, um espaço de eleição de todos. É um “teatrinho” que nos orgulha, um legado do nosso benemérito António Lopes, um homem com uma sensibilidade enorme, um homem que definiu a estratégia urbanística do centro da vila e que, ao definir essa estratégia urbanística, teve como prioridade construir um espaço dedicado à arte e à cultura”, salientou Fátima Moreira.
“Nós, que hoje estamos a assumir estas responsabilidades políticas na área cultural e noutras áreas de intervenção também urbanísticas, não nos podemos descuidar disso, porque isso seria, de alguma forma, atraiçoar um passado que nos foi legado”, ressalvou Fátima Moreira.
“É uma grande responsabilidade. Bem-haja aqueles que, há dez anos, colocaram aquela casa outra vez de pé, que a abrilhantaram de novo, que a renovaram e que a abriram ao público”, disse, reconhecendo o trabalho dos anteriores responsáveis camarários.