Gala do Comércio


Empresários premiados

A discoteca Swing Crash e o Centro de Estética Olga Silva foram as duas empresas povoenses distinguidas na Gala do Comércio, realizada no dia 25 de Janeiro, no Theatro Club, na Póvoa de Lanhoso, num momento organizado pela UAC (Unidade de Acompanhamento e Coordenação) do Alto Cávado e Alto Ave, Associação Comercial de Braga e Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. A Torrestir S. A. mereceu o título de empresa do ano.
Pelo segundo ano consecutivo, a Gala do Comércio distinguiu, reconheceu e premiou “empresas da região que, de forma consolidada e meritória, têm contribuído para a criação de riqueza, inovação empresarial, promoção de emprego, qualificação dos recursos humanos e prestação de serviços de valor acrescentado à comunidade”.
Comércio; Panificação/ Pastelaria; Restauração; Alojamento; Turismo de Saúde e Bem-estar; Animação Turística; Animação Nocturna; Empreendedorismo; Inovação Empresarial; Empresa do ano foram as categorias apresentadas.
Reforçar o espírito associativo dos empresários; disse-minar boas práticas de gestão junto da comunidade empresarial, mobilizando as empresas a serem mais competitivas, a melhorarem a imagem dos seus negócios e a investirem na sua requalificação efectiva; devolver confiança aos agentes económicos, nomeadamente junto dos consumidores, fornecedores e instituições financeiras; e projectar uma imagem positiva e de sucesso das empresas da região foram outros dos objectivos da iniciativa que contou com a presença de Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.
“Nos tempos difíceis que atravessamos que a todos afectam, é fundamental estimular e reconhecer o importante contributo dos empresários para a inversão do caminho negativo que a nossa economia nacional tem seguido nos últimos anos. Este tipo de iniciativas são, pois, da maior relevância e por esse motivo a autarquia, desde a primeira hora, se disponibilizou para apoiar a UAC, de que também é parceira, na organização deste evento”, considerou Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
No decurso da sua intervenção, Gabriela Fonseca destacou, ainda, a preocupação da autarquia em segurar e, se possível, aumentar o emprego no concelho, uma vez que, e segundo a autarca, o desemprego é o principal factor que potencia o aumento dos problemas sociais nas famílias e agrava a já débil actividade comercial e prestação de serviços.
“Importa relevar o excelente trabalho dos empresários e o esforço diário que fazem para manter as suas empresas e o seu comércio contribuindo para o desenvolvimento da Póvoa de Lanhoso e da região”, revelou ainda a vice-presidente da autarquia povoense.
Para além de Gabriela Fonseca, usaram da palavra o coordenador das UAC, Rui Marques; o presidente da ACB, Domingos Macedo Barbosa; o presidente da Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo Carvalho. Os discursos foram encerrados pelo secretário de Estado do Empreendedorismo, Carlos Oliveira, que, de entre outros assuntos, deu a conhecer algumas medidas que estão a ser implementadas para facilitar o acesso ao crédito por parte das empresas.
No decurso da segunda edição da Gala do Comércio procedeu-se à cerimónia de tomada de posse do Conselho Fiscal da Associação Comercial de Braga.