Aldeia de Garfe

Crianças deslumbradas

De olhar curioso, os mais pequenos apreciavam as várias figuras do presépio da Igreja, uma das quinze construções que integram a “Aldeia dos Presépios”, em Garfe. Ao longo dos últimos dias, e numa iniciativa que conta com a colaboração da Câmara, as crianças dos jardins-de-infância do concelho visitaram os presépios de Garfe. Na tarde de dia 5 de Janeiro, foi a vez dos alunos do jardim-de-infância do Centro Educativo do Cávado visitarem a “Aldeia dos Presépios”. Para além das figuras centrais – José, Maria e o Menino Jesus, os vários presépios integram imagens que retratam as várias profissões do meio rural. O lenhador, o pescador e o agricultor, com o malhar do milho, podem ser encontrados nos vários presépios.
Com imagens movimentadas, o presépio do lugar da Igreja cativou os mais pequenos que “em bicos de pés” lá iam espreitando as várias figuras. “Gostei de todos os presépios”, referiu Nuno Coelho, do Centro Educativo do Cávado, no final da visita ao presépio da Igreja. “Vi o homem a pescar, a fazer o pão e vi uma igreja. São bonitos”; disse ainda aquele aluno.
Tal como o Nuno, também o Dinis, de 4 anos, gostou dos presépios. “Vi o presépio, com jesus e a senhora e vi o homem a pescar. Estou a gostar”, referiu o Dinis.
Para a professora Graça Duarte, do Centro Educativo do Cávado, a “visita foi vivida com grande entusiasmo”.
“Gostam muito e acho que se revêem e reconhecem certas profissões. Eu gosto e eles gostam também porque alarga um pouco a ideia do presépio pois tem vivência do meio local, representadas no próprio presépio e acho que isso enriquece o próprio presépio e eles gostam bastante”, referiu ainda a professora Graça.
Depois da visita ao presépio da Igreja, os mais pequenos apreciaram as imagens que integram o Monumento aos Presépios de Garfe, localizado junto à Igreja Paroquial. O Menino Jesus foi quem mais cativou a atenção dos mais pequenos.
Inaugurados a 11 de Dezembro, os Presépios de Garfe terminam no dia de hoje. Quem ainda não o fez, tem oportunidade neste dia para o fazer.

Presépios de Garfe integram Roteiro dos Presépios da Diocese
Aquando da visita aos presépios de Garfe, D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, deu a conhecer um dos futuros projectos da Diocese – a criação de um roteiro, que abarque os vários presépios existentes na Diocese de Braga. Esta poderá ser uma das grandes novidades na próxima edição dos Presépios de Garfe. “A ideia que o Senhor Arcebispo deixou na visita aos presépios é de agarrar, que é fazer um roteiro dos presépios da Diocese e Garfe, naturalmente, ocupa um dos primeiros lugares. Penso que pode ser bom já no próximo ano fazer esse roteiro a nível de diocese”, adiantou o padre Luís Peixoto Fernandes, pároco de Garfe.
“De certeza que os presépios de Garfe vão ganhar outra dimensão e certamente que muita gente que ainda não os conhece vai passar a conhecê-los”, revelou ainda o sacerdote.
Traçando um balanço muito positivo dos dez anos de existência dos presépios, o padre Luís Peixoto Fernandes revelou que os mesmos cresceram, de ano para ano, em quantidade e em qualidade, assim como no número de visitantes.
Deixando uma palavra de apreço ao povo de Garfe, o sacerdote aponta que os pre-sépios se devem a eles, que neles trabalham e que procuram, em cada ano, inovar e fazer mais e melhor.
Para o Natal de 2012, a aposta passará por aumentar o número dos presépios existentes. Outra das novidades poderá acontecer no dia da missa em cada um dos presépios. “No presépio da Devesa, por ocasião da celebração da missa, os moradores ocuparam o lugar de algumas das figuras do presépio. A ideia poderá ser alargada a todos os presépios, por ocasião da celebração da missa em cada um deles”, adiantou o padre Luís Peixoto Fernandes.