Em Ferreiros e Garfe


Presidência aberta

As freguesias de Ferreiros e Garfe receberam, nos dias 12 e 18 de Janeiro, respectivamente, a visita do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito da Presidência Aberta que percorrerá todas as freguesias do concelho.
Em ambas, o autarca, acompanhado dos elementos do executivo e do seu gabinete, contactou com os autarcas locais, representantes de entidades e associações daquelas freguesias, e com a população.
Na visita à freguesia de Ferreiros, cuja Junta de Freguesia é presidida por José Manuel Alves, o presidente da Câmara Municipal esteve em alguns locais, constatando necessidades e ainda os efeitos do mau tempo verificado em finais do ano passado. A este nível, Manuel Baptista assegurou que, muito em breve, vai ser reconstruído um muro, danificado pela intempérie de 26 de Outubro de 2011.
“Temos de dar prioridade àquilo que é prioritário”, referiu ainda o Presidente da Câmara, em linha com o que afirmou nas Presidências Abertas anteriores em Esperança, Campo e Serzedelo. Manuel Baptista destacou os condicionalismos presentes à actividade autárquica.
“Há três anos, não sabíamos que seria assim. Com a conjuntura actual e com aquilo que ainda pode vir, vai ser complicado cumprir com aspectos que assumimos. A Póvoa de Lanhoso deixou de receber dois milhões e 800 mil euros por causa da diminuição das transferências do Estado”, sublinhou, o que traz consequências.
“A promessa da Rua das Boucinhas mantém-se desde que tenha condições para a fazer. Mas, neste momento, não tenho essas condições. Com Ferreiros, temos feito um bom trabalho nestes seis anos. Fizemos aquilo que foi possível, mas agora as coisas estão muito, mas muito complicadas” disse Manuel Baptista, que abordou ainda o assunto da estrada Geraz-Ferreiros. Lembrou que qualquer intervenção só pode ser executada se tiver cabimento orçamental e que a aposta é nos investimentos que possam ser financiados. “Hoje tem de ser tudo muito bem pensado e partilhado. Todos gostamos de fazer e de inaugurar obras, mas, com esta conjuntura, vai ser muito complicado”, transmitiu ainda. Desde 2006, a Câmara Municipal investiu em Ferreiros muito perto de 600 mil euros.

Em Garfe, populares marcaram presença em grande número
Na visita à freguesia de Garfe, a 18 de Janeiro, Manuel Baptista e a sua equipa foi recebido pelo presidente da Junta de Freguesia, José Gomes Castro, e restantes elementos da sua equipa, num momento que contou com a presença de muitos populares.
Obras e investimentos na freguesia, acessibilidades, água e saneamento, limites territoriais e reforma administrativa do poder local e PDM foram alguns dos assuntos que marcaram o encontro do presidente da Câmara Municipal com a população.
“Compreendo as vossas preocupações. O concelho tem 29 freguesias e temos de chegar a todas. Mas, neste momento, só podemos dar prioridade nos investimentos ao que é prioritário”, foi expressando, de uma maneira geral, Manuel Baptista.
Apesar de alertar para os constrangimentos financeiros da autarquia povoense, o autarca destacou, de entre outras ideias, que, desde 2006, a edilidade já investiu cerca de 800 mil euros em Garfe e anunciou a existência de projectos, como o que vai permitir o desvio do trânsito de pesados numa das zonas da freguesia, solicitação antiga dos moradores. “Essa é uma preocupação nossa”, referiu, de entre outras considerações, o edil.
De entre outros aspectos, o presidente da Câmara anunciou, igualmente, que estão a ser preparadas paragens de autocarros para a freguesia.