Manuel Baptista revela desejo


Assumir-se como concelho da criatividade
Assumindo a vontade em afirmar a Póvoa de Lanhoso como o concelho da Criatividade, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, destacou que nas Terras da Maria da Fonte “a cultura é vista não apenas na vertente de lazer e de formação cultural, mas também como contributo efectivo para o desenvolvimento económico do concelho”.
“Como é do conhecimento público, projectamos e candidatamos um novo equipamento a construir no centro da vila que serviria de alavanca para alcançar os objectivos atrás definidos. O Fórum Municipal seria a resposta física que permitiria concretizar a estratégia de concentração, num espaço de excelência, de várias respostas ao nível da promoção de manifestações culturais, organização de congressos, apoio às dinâmicas próprias das associações e de palco principal das actividades dos vários pelouros da autarquia. Entretanto, a realidade do país mudou. Os cortes orçamentais nas transferências do Orçamento Geral do Estado e a diminuição da receita própria da autarquia vieram condicionar a execução deste equipamento, o que nos levou a adiar a vontade que sempre manifestamos na sua construção. Tivemos, com sentido de responsabilidade, de tomar esta decisão”, anunciou o presidente da Câmara Municipal, dando conta do adiamento da construção do Fórum Municipal e da escolha por uma alternativa, o Auditório de Fontarcada.
“Mesmo assim, como não desistimos do objectivo que pretendemos levar à prática, porque acreditamos nele, encontramos uma alternativa que não sendo a óptima é certamente muito boa. E por isso aqui estamos hoje, em Fontarcada, a tornar pública a parceria que efectuamos com os proprietários deste imóvel que nos permite a sua utilização sem custos e onde vamos concentrar parte da estratégia que definimos para o Fórum Municipal”, revelou ainda Manuel Baptista, no momento de apresentação do “Encontrartes”, destacando que a P. Lanhoso “não pode ficar indiferente a esta nova forma de encarar a cultura, nem distante dos dois projectos europeus que os concelhos vizinhos de Guimarães e Braga vão acolher em 2012”.