Aldeia dos Presépios de Garfe


Monumento e livro são novidade

Para além dos 15 presépios, a edição deste ano da “Aldeia dos Presépios” fica marcada pela inauguração de um monumento, junto à Igreja Paroquial, e pela apresentação do livro alusivo às Capelas de Garfe, da autoria do Padre Luís Peixoto Fernandes.
Depois da missa solenizada pelo Agrupamento de Escuteiros, no do-mingo, dia 11 de Dezembro, pelas 10 horas, segue-se, às 14h30, a abertura solene da “Aldeia dos Presépios”, com a inauguração do monumento alusivo aos Presépios de Garfe, prosseguindo a cerimónia com a visita a todos os presépios. Às 17 horas, celebra-se a missa no presépio do lugar das Devesas, à qual se segue o convívio entre os presentes.
Posteriormente, pelas 19 horas, no Salão Paroquial, é apresentado o livro “As Capelas de Garfe”, da autoria do pároco daquela freguesia.
Desde o início de Novembro que os moradores de Garfe deitaram mãos à obra na preparação dos vários presépios. No interior das habitações, e num trabalho que não é visível, preparam-se as figuras e as roupas, para que tudo esteja a postos para o dia de inauguração. Os terrenos, que recebem as várias construções já estão a ser preparados. Limpa-se o espaço, repara-se as construções existentes e preparam-se algumas novidades para a edição deste ano.
No sábado, dia 26 de Novembro, eram visíveis os trabalhos de limpeza em alguns dos presépios. No presépio da Igreja, que compreende os mora-dores do lugar de Igreja de Cima, Rande e Assento, procedia-se à construção da estrutura que acolherá as várias figuras movimentadas. Contando com mecânicos e marceneiros daqueles lugares, a estrutura vai ganhando forma. Este ano, a mudança de local, para a parte lateral da Igreja Paroquial, permite a construção de uma cobertura que abrigará todos aqueles que visitem aquele presépio. A esta nova estrutura, juntam-se, também, algumas novidades que só serão desvendadas por ocasião da inauguração.
No Presépio da Devesa, Carvalhinho e de Salgueiros, os trabalhos de limpeza e preparação do terreno eram visíveis. No presépio da Devesa, foi construída uma pequena ponte para os visitantes terem uma melhor vista do presépio. Em casa, estão a ser preparadas as imagens e as roupas. “Fica-mos contentes por vermos o trabalho reconhecido. Os presépios têm recebido a visita de pessoas de todo o país. Esta é, também, uma forma dos moradores conviverem”, referiu um morador do lugar da Devesa.

Padre Luís fernandes traça balanço positivo
“Desde o Natal de 2002 que têm sido construídos com o objectivo de que, os garfenses e as muitas pessoas que os visitam, vivam o Natal como tempo de paz, alegria e fraternidade. E não só na ocasião do Natal, mas sempre”, recorda o padre Luís Fernandes, pároco de Garfe, relembrando o início da construção dos presépios naquela freguesia
Iniciada com 7 presépios, em 2002, a “Aldeia dos Presépios” foi crescendo de ano para ano, chegando aos 15 presépios, em 2009, número que se mantém até ao momento. O desafio futuro, apontado pelo padre Luís Peixoto Fernandes como difícil mas não impossível, é ultrapassar a barreira dos 15 presépios.
Destacando que o objectivo inicial foi deveras superado, e relembrando o seu início, o padre Luís Fernandes aponta que “nunca se pensava, naquele ano, que ia atingir estas dimensões, com notícias nos vários órgãos de comunicação social, desde televisões, jornais e rádio. Os presépios são conhecidos ao nível do país e também além-fronteiras”.

Monumento alusivo aos presépios
Junto à Igreja Paroquial, decorrem os trabalhos para a preparação do espaço que recebe, no dia 11 de Dezembro, o monumento alusivo à 10.ª edição dos Presépios de Garfe, num momento em que aquela freguesia recebe uma comitiva vinda de França, da localidade de La Fare Les Oliviers, vila geminada com a freguesia de Garfe.
Neste ano, o monumento, um presépio, será composto com as figuras centrais – Nossa Senhora, S. José e o Menino Jesus. Nos próximos anos, fica aberta a possibilidade de outras figuras se juntarem.

Livro esclarece limites do concelho
Numa obra da autoria do padre Luís Peixoto Fernandes, o livro “As Cape-las de Garfe” dá a conhecer as antigas e as novas capelas daquela freguesia, contando com prefácio do jornalista e escritor José Abílio Coelho e capa e contracapa com a assinatura de Tiago Barros Coelho. “Fala das antigas e das modernas capelas. Procura mostrar um pouco a história de Garfe no que diz respeito a capelas, Penso que é uma resposta, muito grande, e muito forte, àqueles que tem dúvidas sobre os limites do concelho”, esclarece o padre Luís Fernandes.
Temos duas capelas, a da Senhora do Monte, em Gondiães e a capela da Senhora do Monte, a antiga, nas Tapadinhas do Senhora do Monte que, claramente, com documentação que nunca foi publicada, diz de quem eram e a quem pertenceram aqueles terrenos e diz até onde ia e até onde vai o concelho da Póvoa de Lanhoso. É pena que haja muita gente a dormir e que não acordem para os verdadeiros limites do concelho. Toda a gente sabe, as pessoas com consciência e com responsabilidade, sabem até onde vai o concelho da Póvoa de Lanhoso”, alerta o sacerdote.

Feira dos Produtos da Terra e Artesanato
A Paróquia de Garfe, em parceira com o Município da Póvoa de Lanhoso e a Associação de Turismo, organiza, novamente, a Feira dos Produtos da Terra e Artesanato, por ocasião da “Aldeia dos Presépios”.
A feira, que se realiza em espaço coberto, nas antigas instalações da AMI Transportes, acolhe vendedores de produtos hortícolas, frutícolas, doçaria, padaria, artesanato, entre outros. O espaço assume-se como o palco privilegiado para a venda dos produtos da terra. Quanto ao horário, a feira encontra-se aberta ao público a partir do dia 11 de Dezembro, aos bados, das 14 às 23 horas, e aos domingos, das 14h30 às 18 horas. Da freguesia de Garfe, serão oito os expositores presentes, aos quais se devem juntar alguns artesãos.