Assembleia Municipal


Mudanças na liderança
da bancada do PS


Na próxima Assembleia Municipal, a realizar, salvo algo em contrário, no mês de Dezembro, a bancada do Partido Socialista terá um novo rosto na liderança.
Depois de António Carvalho, que renunciou ao cargo, segue-se a deputada Patrícia Pereira, no comando da bancada socialista que, desde 2005, desempenha o papel de oposição. António Carvalho mantém-se como deputado do PS, apenas deixando de exercer as funções de líder daquela força política na Assembleia Municipal.
Desde Outubro de 2009 que a coordenação da bancada socialista, na Assembleia Municipal, ficou a cargo de António Carvalho. Volvidos dois anos, António Carvalho colocou um ponto final no trabalho que vinha desempenhando como líder da bancada do PS. A advogada Patrícia Pereira será o novo rosto do PS na Assembleia Municipal.
“Foi uma decisão minha, pessoal. Da mesma forma que foi uma decisão minha, pessoal, disponibilizar-me para coordenar a bancada e promover que fosse feita uma eleição, e que foi feita, e na qual obtive mais de 50% dos votos dos presentes também, da mesma maneira, entendi que chegou a altura de fazer a substituição no cargo”, refere António Carvalho, quando questionado pelo “Maria da Fonte” sobre as razões da sua saída da liderança da bancada do PS.
“Tinha dito, na primeira reunião que tive com a bancada, que ao fim de dois anos faria um balanço e uma análise da situação e tomaria uma de três decisões: ou continuava por mais dois anos, situação para a qual estava mandatado; ou colocava o meu cargo à disposição para que fosse analisado o meu desempenho e pudesse ou não continuar conforme a vontade dos meus camaradas da Assembleia Municipal; ou, pura e simplesmente, colocava fim à coordenação da bancada. Optei por esta última ideia. Entendo que os cargos devem ser renovados em democracia, embora não fosse muito tempo e eu estivesse mandatado para os quatro anos”, esclarece António Carvalho.
“Os cargos não devem ser ocupados muito tempo pela mesma pessoa, pois cada um tem as suas características, a sua maneira de ser e a sua maneira de trabalhar sobre esses aspectos e pode sempre não ser a maneira que os militantes do partido ou até os votantes encarem como a melhor maneira de que partido cresça e progrida, que é aquilo que interessa”, refere ainda aquele elemento do PS.
“Analisando todas essas situações e verificando que tenho as características um pouco diferentes daquilo que são as maneiras normais de fazer política em Portugal, isto tanto a nível local como a nível nacional, achei interessante que nestes dois anos se optasse por uma experiência diferente e uma maneira diferente de coordenar a bancada. É só isso. É normal em democracia. Não tem drama nenhum. Os lugares não são eternos nem o devem ser”, afirma António Carvalho.
“Foi gratificante, gostei muito. Fiz bastantes amizades, conheci pessoas com uma riqueza interior bastante grande, como sempre acontece quando estamos em situações desse género e foi, para mim, uma experiência interessantíssima neste quase outono da vida em que já passei por muita coisa”, refere, traçando o balanço dos dois anos como líder da bancada socialista.
Quanto à nova líder, António Carvalho refere que “é uma jovem com qualidades e já o tem demonstrado na Assembleia Municipal. Tem feito intervenções bem elaboradas e acho que é uma grande esperança do Partido Socialista na Póvoa de Lanhoso”.

Belarmino Dias aponta que foi uma decisão pessoal
Questionado pelo “Maria da Fonte”, Belarmino Dias, presidente da Comissão Política do PS, aponta que a saída de António Carvalho da liderança da bancada socialista foi uma “decisão pessoal”.
“Foi uma decisão do deputado António Carvalho que, naturalmente, o partido respeita”, aponta Belarmino Dias. Dada a indisponibilidade de António Carvalho, a concelhia do PS encontrou na deputada Patrícia Pereira a nova cara para liderar a oposição na Assembleia Municipal.
“Estamos gratos pela disponibilidade, envolvimento, colaboração e pelo trabalho desenvolvido pelo camarada António Carvalho na liderança da bancada”, refere Belarmino Dias, adiantando que o partido deposita “absoluta confiança nas qualidades e no trabalho da deputada Patrícia Pereira.