Verim


Idosos e crianças na desfolhada

Transmitir aos mais jovens uma actividade característica do meio rural e promover momentos de convívio foram alguns dos objectivos da desfolhada organizada pelo Centro Teresiano de Verim em colaboração com o Centro Social e Paroquial de Monsul. A iniciativa, promovida na tarde de sexta-feira, dia 30 de Setembro, contou com a presença de cerca de 50 idosos, aos quais se juntaram as crianças, os colaboradores das duas instituições e a comunidade em geral.
“Esta iniciativa surge no âmbito das actividades desenvolvidas ao longo do ano e tem por objectivo o convívio entre os diversos actores, revivendo memórias e tradições”, revelaram os responsáveis da iniciativa.
Naquela tarde, pequenos e crescidos envolveram-se na desfolhada, retirando as belas espigas de entre a palha. Para muitos, esta iniciativa permite o reviver de uma actividade marcante dos seus tempos de juventude. Visivelmente felizes, os mais velhos contaram com a “ajuda” dos mais pequenos no desfolhar das espigas. Como prova do carinho pelos mais crescidos, as crianças do Centro Teresiano de Verim presentearam os mais velhos com um bolo, por eles confeccionado, e algumas cantigas.
Os mais velhos não deixaram o crédito por mãos alheias e responderam com algumas das músicas cantarolas no seu tempo de juventude.
A iniciativa, que já vai no terceiro ano, enche de alegria o coração dos mais velhos. Para além do reviver de tradições, permite o convívio intergeracional e momentos de grande alegria. Para além do lanche, os mais velhos foram presenteados com uma rosa, como forma de assinalar a passagem do Dia Mundial do Idoso, comemorado no dia seguinte.

Centro Social está em fase de implementação
o Sistema de Gestão da Qualidade
Está em fase de implementação o Sistema de Gestão da Qualidade no Centro Teresiano de Verim, num processo que segue os Modelos de Avaliação da Segurança Social e a Norma NP EN ISSO 9001 2008.
Com este procedimento, o Centro Social Teresiano de Verim pretende garantir aos seus utentes, familiares, comunidade e colaboradores, a satisfação e a melhoria da qualidade de vida, indo ao encontro das necessidades reais de cada um deles.
“Todo o procedimento revela-se uma mais-valia, na medida em que garante que todo o funcionamento seja orientado segundo a legislação em vigor”, revelam os responsáveis da instituição.