Aleitamento Materno

Assinalada Semana Mundial

No âmbito da sua estratégia direccionada às questões da Saúde Pública e bem-estar das famílias Povoenses, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinala, de 3 a 9 de Outubro, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com actividades diversas ligadas à informação da população com os objectivos da promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno”, adianta a Câmara Municipal, em nota de imprensa.
As comemorações, realizadas em parceria com Unidade de Cuidados à Comunidade – Coração do Minho do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso compreendem um conjunto de iniciativas dirigidas, sobretudo, aos pais e mães ou futuros pais e mães.
“O leite materno é o melhor alimento, é o melhor remédio, para além de ser a melhor vacina. Além disso, o acto de amamentar é envolto em humanização, proporcionando o contacto olho no olho, o afago e o aconchego entre mãe e filho”, lembra a vereadora da Saúde da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira. A iniciativa pretende sensibilizar para a importância do Aleitamento Materno nos primeiros tempos de vida da criança.
Depois dos dias 3 e 4, as acções de sensibilização, destinadas à população em geral têm a sua continuação na quinta e na sexta- feira, dias 6 e 7 de Outubro, das 14 às 17 horas, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues. A par destas, as creches do concelho recebem esta sexta-feira, dia 7 de Outubro, das 9 às 13 horas, acções idênticas de sensibilização.
“O encerramento desta Semana acontece no dia 8 de Outubro (Sábado), pelas 10h30, na Casa da Botica (Biblioteca Municipal), com um Encontro Informal entre utiliza-dores do “Cantinho da Amamentação” e “Preparação para o Parto”, da UCC – Coração do Minho, do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso”, bem como com a divulgação dos resultados do Concurso de Fotografia”, destaca a Câmara Municipal.
Recorde-se que, o Dia Mundial da Amamentação comemora-se a 1 de Agosto, na Europa. Uma vez que Agosto é um mês em que a grande maioria das pessoas se encontra de férias, as actividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno são adiadas para a semana de 3 a 9 de Outubro.