Monsul


Larápios levaram cofre da igreja

A Igreja Paroquial de Monsul, no concelho da Póvoa de Lanhoso, recebeu, na madrugada de quinta-feira, dia 6 de Outubro, a “visita” dos larápios.
Através do arrombamento de uma das portas, por sinal uma das mais seguras, os larápios acederam ao interior do templo e levaram, de entre outros objectos, um cofre que continha dinheiro e várias peças em ouro e prata.
O furto, que terá ocorrido de madrugada, foi detectado, durante a manhã daquele dia, por um morador da freguesia.
Chamadas as autoridades, no local compareceram militares do posto da GNR da Póvoa de Lanhoso, do Núcleo de Investigação Criminal do DTER da Póvoa de Lanhoso e do Núcleo de Apoio Técnico.
O cofre, colocado na sacristia e levado pelos larápios, continua cerca de mil euros em dinheiro, assim como diversos objectos de prata e estanho (cálices, castiçais, lavanda e duas patenas) e de ouro (um trancelim, um fio, um par de argolas e um par de brincos).
Além do cofre, remexeram em vários locais da sacristia, tendo, ainda, arrombado um lampadário, daí retirando as moedas existentes, e levado uma caixa de esmolas.
O furto terá, ao que tudo indica, sido perpetrado por mais do que um indivíduo, dado o peso do cofre, que ultrapassa os 100 kgs, bem como a sua dimensão, de cerca de 1,2 metros de altura.
A meio da tarde daquele dia, o cofre e a caixa de esmolas foram detectados no Monte de S. Mamede, em Frades.
O alerta foi dado à GNR por caçadores que por ali andavam. O cofre, arrombado, tinha ainda no seu interior os objectos de arte sacra, em prata e estanho. Do dinheiro e das peças em ouro nem rasto.
Deveras desolado com o furto cometido na Igreja Paroquial, o Padre Marco Gil, alerta de que não se trata de um simples furto, mas do furto de parte do espólio de uma paróquia, do espólio de uma comunidade. Os objectos em ouro tinham sido oferecidos pelos fiéis, no cumprimento de promessas feitas.
Nos oito anos em que este sacerdote se encontra na paróquia de Monsul, este é o primeiro assalto concretizado na Igreja Paroquial. Em Dezembro de 2009, a igreja foi alvo de uma tentativa de assalto, com os larápios a não conseguir entrar no templo.