Augusto Henriques, presidente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Fontarcada


“A minha vontade é trabalhar”

A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Fontarcada começou e escrever uma nova página na sua história no início de 2011. Depois de alguns anos de inactividade, a ACRD de Fontarcada ganhou nova vida em Janeiro, com a eleição dos novos órgãos sociais. Augusto Laurentino Alves Henriques é o novo presidente da ACRD de Fontarcada. O ‘Maria da Fonte’ foi ao encontro do responsável da ACRD para ficar a conhecer os projectos e anseios da nova direcção.

Maria da Fonte - É presidente da direcção da ACRD de Fontarcada desde Janeiro. O que já foi feito nestes dez meses de mandato?
Augusto Henriques – O mandato é de dois anos e já cumprimos cerca de dez meses de mandato. A primeira actividade oficial foi a 12 de Junho, com a caminhada pela freguesia. Os primeiros meses de mandato foram destinados à reestruturação, com a intervenção na sede da associação, no lugar da Costa, junto ao ringue. A associação esteve parada entre 5 a 6 anos o que levou a que o espaço ficasse destruído devido à infiltração de água. Ainda não está como queremos, mas temos que ir devagar pois os apoios, nesta ocasião, são poucos. Temos o apoio da Junta de Freguesia e Câmara Municipal pois estamos num contexto em que é difícil arranjar apoios dos privados. Nestes dois anos, queremos deixar aquele espaço melhor e acolhedor. Para além disso, no Carnaval, realizamos um jogo entre solteiros e casados e colaboramos nas várias actividades da Junta de Freguesia e Câmara Municipal sempre que o nosso apoio é solicitado, como foi o caso do Rallye Torrié. Organizamos, também, um torneio de sueca, ao ar livre, que teve muita adesão e foi do agrado dos participantes. Dado o sucesso, esta será, sem dúvida, uma actividade a repetir. Participamos, ainda, num torneio de futebol e nos Jogos Sem Barreiras promovidos pela ACJP. Além disso, criamos novos cartões para os sócios da associação.

MF - Do vosso plano de actividades, o que segue?
AH – A próxima actividade é no dia 29 deste mês, com a comemoração do 21.º aniversário da Associação. As comemorações serão realizadas com a “prata da casa”, com duas peças de teatro e música, onde não faltam os cantares ao desafio. Vamos também colaborar com a Junta de Freguesia na organização do magusto. As actividades já realizadas são de carácter recreativo e desportivo. A realização de actividades de carácter cultural é também um dos objectivos para o futuro. Recordo que, há anos atrás, a associação chegou a organizar exposições de fotografia.
Este ano está a chegar ao fim e temos que preparar o plano para o próximo ano. Temos algumas ideias que serão partilhadas com os restantes membros da associação pois este é um trabalho de equipa. Queremos alargar o leque de actividades e que as mesmas abranjam as várias áreas da associação, quer recreativa, desportiva e cultural.

MF - O que o levou a assumir este desafio de reactivar a associação?
AH – Esta era uma associação que tinha muita actividade. A freguesia de Fontarcada tinha duas associações e em determinado momento ficou sem nenhuma. Houve uma reunião e nessa reunião vi que existiam pessoas com vontade de trabalhar e foi uma das coisas que me levou a participar. A minha vontade é a de trabalhar. Vi várias pessoas com vontade para que esta associação voltasse ao activo.

MF - Que sócios tem a associação. O que pretendem fazer neste aspecto?
AH – Uma das fontes de rendimento da associação são os sócios, que pagam as suas quotas. Temos despesas mensais fixas, como a luz e a água e esses valores são pagos com a ajuda das quotas dos sócios. Neste momento, temos cerca de 140 sócios com as suas quotas actualizadas. Um dos objectivos passa, também, pela captação de novos sócios e pela actualização dos existentes. Muitos sócios já não pagam quotas há muitos anos pois a associação esteve inactiva. Decidimos que o pagamento só será feito a partir do momento em que assumimos a direcção.

MF - Que apoios conta a associação?
AH - Para além da Junta de Freguesia e Câmara Municipal, contamos com as quotas dos sócios e alguns patrocínios que dependem da actividade realizada. Queremos captar cada vez mais jovens para o associativismo. Debatemo-nos, também, com um problema que é a emigração, com muitos moradores a sair do país na procura de melhores condições de vida. A nossa freguesia sofre, tal como outras, com a saída dos nossos jovens. Há anos atrás, tínhamos duas associações em funcionamento, com muitos jovens a participar nas actividades realizadas.

MF - Que balanço fazem da caminhada pela freguesia?
AH - O passeio pelos caminhos de Fontarcada foi do agrado dos participantes e o balanço é positivo. Participaram entre 70 a 80 pessoas na caminhada. Era a primeira actividade e a divulgação apenas foi realizada na freguesia. Algumas das pessoas não passavam, há já vários anos, por alguns dos caminhos percorridos e alguns dos jovens nunca por lá tinham passado. “Pelos caminhos de Fontarcada” foi o nome dado à iniciativa que procurou dar a conhecer a freguesia aos participantes. Foram construídas novas estradas e pelos caminhos antigos quase ninguém passa.

MF - Que intervenção realizaram na sede da associação?
AH – Tivemos que resolver, com a colaboração da Câmara, de algumas pessoas da freguesia e dos membros da associação, os problemas de infiltração de água. Fizemos a ligação da luz eléctrica, que ainda não existia aqui, e do abastecimento de água. Pintamos o interior e renovamos, também, o exterior da sede. Tínhamos esquentadores que vieram da anterior direcção. Mandamo-los limpar e tinham sido reparados. Estavam prontos a funcionar mas fomos assaltados e ficamos sem três esquentadores, a máquina e o moinho de café, o que afectou a nossa actividade. Colocamos tela para revestimento, renovamos as portas e limpamos toda a área. A Junta de Freguesia intervencionou o caminho de acesso ao ringue, com a colocação de tapete fresado, o que leva mais pessoas a frequentar aquele espaço.