Alunos do 1.º ciclo


Câmara ofereceu livros

Numa iniciativa que visa apoiar as famílias povoenses, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, tal como no ano passado, ofereceu os livros aos alunos do primeiro ciclo de ensino. O investimento feito pela autarquia povoense ronda os 30 mil euros.
De acordo com a nota de imprensa enviada pela autarquia, tal medida abrange cerca de 1100 crianças e “terá um impacto positivo no orçamento das famílias povoenses”.
“A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso implementa, pelo segundo ano consecutivo, esta medida que irá abranger cerca de 1100 crianças e que A entrega simbólica a alguns alunos decorreu durante a sessão de abertura do ano lectivo 2011/2012, que se realizou na noite de 14 de Setembro, no pavilhão de desporto do Centro Educativo António Lopes, estabelecimento que acolhe cerca de 250 crianças do primeiro ciclo de ensino, na Vila”, destaca a Câmara Municipal, em nota de imprensa.
A entrega simbólica foi realizada por Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Na sua intervenção, o autarca realçou, de entre outros aspectos, o enorme investimento que a Autarquia está a realizar no capítulo da Educação, e que passa pela construção dos Centros Educativos, conforme estipula a Carta Educativa, e por apoios ao nível da Acção Social Escolar, de transportes e outros, como as Bolsas de Estudo (atribuídas anualmente a alunos do Ensino Secundário e ou Profissional e do Ensino Superior e ou Politécnico).
“Sabendo das dificuldades que as famílias têm e mesmo com as dificuldades que a Câmara também tem, este ano, vamos ainda oferecer estes manuais. Mas para além de tudo isto e para que os alunos tenham sucesso, é preciso ter condições. E a Câmara Municipal está empenhada em criar condições para as nossas crianças”, referiu o autarca, salientando, que, este ano, será também lançado o Centro Educativo de Taíde e que o Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes está em construção. “São estas as condições que estamos a criar. Entendemos que todos os jovens do Concelho têm os mesmos direitos e devem ter as mesmas condições. É essa a nossa preocupação. O sucesso dos nossos filhos depende de todos nós e estão reunidas as condições para que a Póvoa de Lanhoso seja uma referência ao nível da educação”, considerou.
Presentes na sessão de abertura do ano lectivo estiveram ainda a Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, a Presidente do Agrupamento de Escolas Prof. Gonçalo Sampaio, Luísa Rodrigues Sousa Dias, e o Coordenador do CE António Lopes, Manuel Luís Ferreira, assim como pais, mães e encarregados de educação e crianças do primeiro ciclo.
“Acho que esta é uma medida muito importante, pelo menos para mim, que sou mãe divorciada com três crianças”, referiu Aurora, a mãe da primeira menina a receber os manuais escolares das mãos do Presidente da Câmara. Maria da Conceição é avó, reformada, e encarregada de educação de dois alunos do quarto ano, irmão e irmã gémeos. “Já senti muito na carteira, mas tendo o apoio ao nível dos livros, já é muito bom, porque as despesas são a dobrar e assim já sobra alguma coisa mais para outras necessidades”, manifestou.

Livros devolvidos no final do ano

“Este ano, a acompanhar os manuais escolares, os pais, mães e encarregados de educação recebem uma declaração que devem devolver preenchida à escola, em que se comprometem pela devolução dos livros, em bom estado, no final do ano lectivo. O objectivo é de que possam, no próximo ano, ser utilizados por outra criança, com poupança de recursos financeiros da autarquia, que assim ficarão disponíveis para outras aplicações”, dá conta a Câmara Municipal.
As crianças com escalão A, para além dos manuais escolares, recebem ainda os cadernos de actividades.