Frades


Fiéis subiram monte S. Mamede
Monte acima, foram muitos os peregrinos que se deslocaram, na manhã de quarta-feira, dia 17 de Agosto, ao alto do Monte de S. Mamede, para prestar veneração àquele santo. Muitos dos devotos chegaram ao alto do monte bem cedo. De merendeiro na mão, estenderam as suas mantas debaixo das árvores para ali passar o dia. A par do culto a S. Mamede, são muitos os que ainda mantêm a tradição e permanecem no cimo do monte durante o dia de festa.
Na área envolvente, os carros foram-se juntando e o espaço ficou repleto. Às viaturas, juntaram-se os vendedores.
De tudo um pouco de podia encontrar naquela manhã. Doces, fruta, calçado, vestuário, brinquedos, cd’s e roulottes de comes e bebes eram algumas das ofertas no local.
Antes da celebração da eucaristia, que contou com sermão pelo padre Albino Carneiro, os devotos visitaram as duas capelas no alto do monte e alguns aventuraram-se na subida até ao posto de vigia.
“São Mamede é patrono do gado e é invocado por causa do leite, quando os animais têm falta de leite para dar às suas crias ou as mães quando estão no período de lactação e, tendo falta de leite, recorrem ao mártir para que este lhe conceda as suas benesses”, pode ler-se no livro “Subindo o Monte de Penafiel de Soaz ao encontro de São Mamede”, da autoria do povoense Sérgio Manuel da Costa Machado.
No decurso da pregação, o padre Albino Carneiro considerou S. Mamede como o exemplo de vida e de santidade. “Continuamos a celebrar um homem que, no sem tempo, marcou a vida da Igreja”, referiu o sacerdote que destacou a necessidade de “voltarmos à originalidade da nossa fé”.
“O exemplo de S. Mamede para nós, hoje, é de que não podemos viver sem Deus”, disse ainda o padre Albino Carneiro, que frisou a necessidade de “vivermos de acordo com a nossa fé e com o nosso ser de baptizado”.
Findo o sermão, seguiu-se a procissão na qual se incorporaram os andores, as bandeiras e os devotos de S. Mamede.
Unicamente composta pelos actos religiosos, a festa em honra de S. Mamede, realizada na manhã do dia 17 de Agosto contou com a presença de muitos devotos, vindos de vários pontos do concelho.