No próximo ano lectivo

Menos escolas a funcionar

Paralelamente à Escola EB1 de Calvos, o concelho da Póvoa de Lanhoso fica, no próximo ano lectivo, sem a EB 1 de Esperança e o JI de Frades.
Gabriela Fonseca, vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assegura, ainda, que a Escola EB1 de Vilela não está em perigo de encerrar e que a notícia vinda público recentemente é uma “notícia muito antiga”.
A proposta enviada pela DREN (Direcção Regional de Educação do Norte) contempla, e segundo a vereadora Gabriela Fonseca, o encerramento das seguintes escolas:
- EB1 de Calvos, com 18 alunos (três alunos do 1º ano, seis alunos do 2º ano, quatro alunos do 3º ano e cinco alunos do 4º ano - divididos por duas turmas). Com a saída de cinco alunos do quarto ano para o segundo ciclo, a escola ficaria com 13 alunos.
“O número de crianças a entrar, para o primeiro ano, julgo que será inferior ao mero de alunos que saem (4º ano) o que implica que Calvos, que já tinha alunos de Frades, fique com menos de 18 alunos”, explica a vereadora da Educação.
- JI de Frades, frequentado por onze crianças (algumas vindas de Rendufinho devido à sobrelotação deste JI).
Quanto ao transporte, os alunos de Calvos e Frades serão transportados pelo Centro Social de Calvos e irão frequentar a EB1/JI da Póvoa de Lanhoso.
- EB1 de Esperança, que embora já contenham os alunos de Brunhais, fica com menos de 21 alunos e não recebe qualquer aluno para o 1.º ano. A escola de acolhimento será a de Sobradelo da Goma. Os alunos de Brunhais e da Esperança serão transportados pela Juntas de Freguesia de Travassos e Esperança.
Ainda segundo a vereadora Gabriela Fonseca, esteve em risco a EB1 de Louredo, mas foi possível mantê-la em funcionamento porque o Centro Educativo para onde transitarão estas crianças (CE D. Elvira Câmara Lopes, em Campo) está em fase de adjudicação e com abertura prevista para o ano lectivo seguinte, isto é, Setembro de 2012.
A vereadora da Educação faz questão de afirmar que, em todos estes casos, foram realizadas reuniões com os Agrupamentos, os pais, as Juntas de Freguesia e as instituições envolvidas (IPSS).
“Está praticamente tudo de-finido. Por questões logísticas, nomeadamente o transporte, os alunos de Brunhais poderão frequentar a EB1/JI de Travassos e não a de Sobradelo da Goma, resultante de uma articulação da Autarquia com o Agrupamento, as Juntas de freguesia que transportam os alunos e os respectivos pais”, esclarece ainda Gabriela Fonseca.
“Outra escola que recebeu da DREN «ordem» de encerramento é a EB1/JI de Arosa, que já inclui alunos de Castelões, que, embora pertença ao concelho de Guimarães, pedagogicamente pertencem ao Agrupamento do Ave que é supra municipal. Estes alunos frequentarão a Escola de Taíde. O transporte será assegurado pelo município de Guimarães”, revela ainda a vereadora da Educação.
“Relativamente ao encerramento é um processo que decorre desde 2005, em alguns casos inevitável mas, que arrasta consigo mais despesas para a autarquia, nomeadamente com os transportes, e aforro para o Ministério da Educação, que não se compromete em assumir o custo dos mesmos e há, naturalmente, diminuição do mero de turmas, ou seja, de professores”, esclarece Gabriela Fonseca.