Esperança

Ponte Mem Gutierres foi limpa

A Ponte Mem Gutierres, em Esperança, apresenta-se, por estes dias, de “cara lavada”, depois de realizados os trabalhos de limpeza, numa acção que envolveu a Câmara e a Junta de freguesia de Esperança e que obrigou ao corte da circulação automóvel naquela via durante três dias. “O cartão de visitas da freguesia de Esperança está de novo “de cara lavada”.
A Ponte Românica Mem Gutierres recebeu uma intervenção de limpeza. Foi, assim, retirada a vegetação que tapava por completo a estrutura, ocultando a beleza deste Monumento Nacional”, destaca a Câmara Municipal, em nota de imprensa.
“Esta intervenção respondeu a um desejo antigo dos responsáveis da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Esperança e a um anseio legítimo das populações locais. Aliás, durante a realização dos trabalhos, foram inúmeras as pessoas que acompanharam bem de perto, com entusiasmo e satisfação, a evolução de todo o processo”, explica a autarquia.
Segundo a Câmara Municipal, a vegetação cobria por completo a estrutura e a sua remoção decorreu de 14 a 16 de Junho, tendo sido realizada por três técnicos especializados, que acederam à Ponte através de cordas, com supervisão do Gabinete de Património da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Por informações recolhidas no local, esta Ponte não era limpa há mais de 30 anos, já que a data conhecida da última intervenção (tendente à conservação e consolidação do arco) é de 1977. É agora pretensão da Autarquia e da Junta proceder a melhorias na envolvente deste Monumento Nacional, para melhor fruição, por parte do visitante, deste Monumento histórico-cultural”, dá conta a autarquia.