Serzedelo


Assim vale a pena aprender

Assim vale a pena aprender”. Era o que alguns dos alunos do Jardim-de-Infância e da Escola Básica de 1.º ciclo de Serzedelo confidenciavam aos militares do Núcleo Escola Segura do Destacamento da GNR de Póvoa de Lanhoso.
No dia 20 de Maio, o Núcleo Escola Segura (NES) da GNR da vila, desenvolveu mais uma iniciativa, desta vez, direccionada aos 39 alu-nos do JI e da EB1 de Serzedelo. As actividades, iniciadas pelas 19 horas, envolveram a equipa da Escola Segura: Cabo Jorge Rodrigues, Guarda Vítor Mota e Guarda Hugo Gonçalves.
Na palestra realizada na sala de aula, o Guarda Gonçalves despertou nas crianças o interesse e a importância em respeitar as regras e os sinais de trânsito, tendo por finalidade a preservação da vida dos utentes das nossas estradas.
Após a palestra, as crianças deslocaram-se, a pé, até ao Campo de Futebol de Serzedelo, onde os militares do NES tinham preparado uma surpresa, pois haviam improvisado uma pista onde não faltava quase nada. Existiam sinais de trânsito, marcas rodoviárias, rotundas, obstáculos, entre outros. As crianças ao observarem o trabalho realizado pelos militares da GNR, demonstravam uma felicidade contagiante e também alguma ansiedade para experimentarem a pista.

Todos satisfeitos
Correu tudo como o previsto e no final estavam todos muito satisfeitos porque a realização da actividade envolveu alunos, professores, assistentes, encarregados de educação, familiares e também a associação desportiva local que cedeu o campo de futebol para realizar esta actividade. O NES apresentou uma sessão explicativa que foi consolidada com uma prova de trânsito devidamente organizada e sinalizada e percorrida com os meios de transporte (bicicletas, triciclos e trotinetes) de cada criança.
“Este tipo de encontro serve para oferecer práticas que auxiliam a maturidade cívica e sócio-afectiva das crianças, ampliando posturas e procedimentos ajustados para uma inserção segura, em ambiente rodoviário. Para além de conseguir captar a atenção das crianças com a realização de uma actividade lúdico-prática e estreitar relações entre a GNR e a comunidade, que acima de qualquer pressuposto exercem esforços no mesmo sentido, dando dessa forma um verdadeiro sentido ao policiamento de proximidade e as crianças agradecem”, revelou o Cabo Rodrigues, no final da actividade.