Póvoa de Lanhoso


Fé levou peregrinos ao Pilar

Centenas de devotos participaram, na manhã de domingo, dia 22 de Maio, na Peregrinação ao Pilar, naquela que é a maior demonstração de fé do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso. A caminhada de fé teve o seu início às 9h30, junto à Igreja de Nossa Senhora do Amparo, na vila, e culminou por volta das 11 horas, no cimo do Monte do Pilar, junto à Igreja de Nossa Senhora do Pilar, onde aí teve lugar a celebração da eucaristia, numa cerimónia presidida pelo Cónego José Paulo Abreu, Vigário Geral da Arquidiocese de Braga.
Num dia marcado pelo bom tempo, uma verdadeira multidão uniu-se nesta demonstração de fé, rumando montanha acima, num momento que juntou as 31 paróquias do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso, que integra, a par das 29 do concelho da Póvoa de Lanhoso, as paróquias de Arosa e Castelões, do concelho da Póvoa de Lanhoso.
A cerimónia juntou crianças, jovens e adultos que acompanharam o andor de Nossa Senhora do Pilar, num momento de oração e peregrinação.
As várias paróquias fizeram-se representar nesta peregrinação anual com as suas bandeiras, grupos de escuteiros, grupos de jovens, grupos de catequese e devotos. Aos fiéis, juntaram-se, também os párocos do arciprestado, na caminhada que levou o andor de Nossa Senhora do Pilar até à sua igreja.
A passagem do andor de Nossa Senhora do Pilar junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários da P. Lanhoso, foi assinalada pelos soldados da paz, tal como em anos anteriores, com a formatura, o toque de sirene e a largada de pequenos pedaços de papel, desde a auto-escada. O repicar dos sinos, pouco após as 11 horas, assinalou a chegada do andor de Nossa Senhora do Pilar, num momento em que era transportado pelos soldados da paz. A passagem do andor, em direcção ao palco colocado junto à Igreja do Pilar, representou um momento de muita emoção para os presentes, que saudaram o andor com os seus lenços brancos.
A par da representação das várias paróquias, a peregrinação do Pilar contou com a presença dos elementos da Confraria de Nossa Senhora do Pilar, da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e da Confraria de Nossa Senhora do Porto d'Ave, assim como dos elementos de executivo municipal. A cerimónia religiosa foi solenizada pelo Grupo Coral de Nossa Senhora do Amparo. “Seguir Jesus implica sair de si, implica a generosidade, implica um coração enorme, implica o dar-se aos outros para que os outros possam ter alegria e conforto e saiam da frustração onde a vida tantas vezes os quer mergulhar”, explicou o Cónego José Paulo Abreu, no decurso da homilia. “Anunciar Jesus não apenas com palavras mas com a nossa vida repleta de amor. Se assim o fizermos estamos no caminho de Jesus”, disse aquele responsável da Arquidiocese de Braga.
Dirigindo-se aos fieis, e dando conta dos tempos de crise, o Cónego José Paulo Abreu incentivou os presentes a agir. “Temos que sair de nós. Temos que ajudar. Muitas vezes ouvimos dizer que são tempos de crise, são tempos difíceis. A igreja não pode ser só teoria. Tem de ser braços estendidos para quem precisa”, disse, incentivando os devotos a olhar para a imagem de Nossa Senhora, como exemplo de mulher disponível, atenta e diligente.
Pegando nas leituras daquele dia, o Vigário Geral da Diocese de Braga alertou para a necessidade de sermos “um povo sacerdotal”. “Ser santo é ser perfeito no amor, no amor com Deus e no amor com os outros. A Igreja da qual somos discípulos existe para isto, para espalhar a santidade, para criar esta perfeição do amor, à nossa volta e naqueles que convivem connosco”, disse ainda o Cónego José Paulo de Abreu.

Momento de convívio
A Peregrinação ao Pilar é, aliada à fé, um momento de convívio entre familiares. Finda a cerimónia religiosa, foram muitos os que, com os seus merendeiros, se deslocaram para o Parque do Horto e para as zonas de sombra para aí saborearem o almoço, num momento de alegria e confraternização.
Apesar de em menor número que há muitos anos atrás, são muitos os que ainda mantêm a tradição, trazendo o seu merendeiro, à volta do qual se reúnem os familiares.