Calvos - Rendufinho

Beneficiação da estrada concluída


Já se encontra concluída a intervenção na estrada municipal de ligação entre Calvos e Rendufinho, vulgarmente conhecida como a Estrada dos Amarelos. As obras contemplaram, além da pavimentação em betuminoso, um conjunto de melhoria que se estenderam ao longo de cerca de 3 quilómetros.
“Este foi um projecto promovido pela Câmara Municipal e co-financiado pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional. Conta com um investimento elegível de 239.819,70 euros, sendo que a comparticipação comunitária é de 191.855,76 euros, correspondente a 80 por cento”, revela a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
De acordo com a autarquia. para além da pavimentação, as obras englobaram a criação de um sistema de drenagem de águas pluviais, bem como a marcação da sinalização horizontal, com tinta reflectora, de modo a certificar a segurança de veículos e peões, bem como para facilitar a circulação rodoviária.
Tratou-se de uma intervenção num troço em que o pavimento se encontrava muito muito danificado, sem qualquer tipo de sinalização horizontal e sem sistema de drenagem de águas pluviais.
“Este é um importante itinerário estruturante do concelho da Póvoa de Lanhoso e a sua benefi-ciação contribuirá para organizar a rede local das estradas concelhias. A EN 103 constitui um dos principais eixos viários que atravessa o concelho da Póvoa de Lanhoso. Esta estrada faz a ligação aos municípios vizinhos de Braga e de Vieira do Minho e a existência de vias secundárias (municipais) com boa acessibilidade beneficia as freguesias por elas servidas”, destaca a autarquia.
“É de extrema importância para o Município da Póvoa de Lanhoso proceder à ligação entre freguesias e estabelecer a sua ligação à Rede Rodoviária Nacional. A ligação da freguesia de Calvos com a freguesia de Rendufinho através desta Estrada Municipal afigura-se estrategicamente importante quer para servir a população local, quer para servir os visitantes do baixo concelho, com diversos pontos de interesse turístico e respectivas casas de Turismo em Espaço Rural e Restauração. A intervenção efectuada contribuirá, indubitavelmente, para a projecção económica da região. Em simultâneo, espera-se que esta intervenção contribua para uma melhor rede de transportes e consequentes melhorias na qualidade de vidas das populações daquela zona do concelho”, dá ainda conta a nota de imprensa enviada pela Câmara Municipal.