I Encontro Concelhio


Voluntários reunidos

O Parque da Carvalha de Calvos acolheu, no passado dia 20 de Abril, o I Encontro de Voluntários do Banco de Voluntariado da Póvoa de Lanhoso, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Pelouro da Acção Social.
Para além do convívio entre aqueles que dedicam parte do seu tempo livre às causas sociais, a iniciativa contou com a entrega do Cartão de voluntário, pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, e pela Vereadora da Acção Social, Fátima Moreira. A par disso, os voluntários participaram na pintura de telas temática, alusivas ao tema “A impressão do voluntário”, deixando a sua “marca” em dois painéis que serão colocados no Banco do Voluntariado, localizado junto às Piscinas Municipais descobertas desta vila. A estas pinturas, juntou-se ainda a dinamização do atelier “Oficina dos Sentidos” e uma Caça ao Tesouro. Actualmente, o número de voluntários inscritos no Banco do Voluntariado da Póvoa de Lanhoso ultrapassa as oito dezenas.
Agradecendo a disponibilidade de todos os voluntários, Fátima Moreira, vereadora do pelouro da Acção Social, referiu que a iniciativa daquela tarde pretendia, entre outros, criar a interacção entre os diversos voluntários. “A sociedade precisa de gente como vocês, que sabem estar disponíveis e atentos”, disse Fátima Moreira. Vincando que o Banco do Voluntariado é já uma referência pelo trabalho que tem desenvolvido, a vereadora da Acção Social deixou o desafio aos voluntários para que continuem com a mesma determinação e vontade, dado que são um bom exemplo para a sociedade e só com o verdadeiro empenho de todos se pode contornar a crise que vem afectando a sociedade portuguesa.
Dando conta do seu contentamento pelo grande número de jovens presentes, Manuel Baptista, presidente do município povoense, referiu que “é bom ver jovens que são algum do seu tempo aos outros”. “Olhando para os vossos rostos, vejo que estão a gostar do que fazem. Agradeço, do fundo do coração, tudo o que têm feito pelos povoenses. Continuem”, disse o presidente da Câmara, dirigindo-se aos voluntários presentes.
Recorde-se que 2011 foi designado, pelo Conselho de Ministros da União Europeia, como o Ano Europeu do Voluntariado.
Criar na sociedade civil condições propícias ao voluntariado e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na União Europeia são alguns dos objectivos.

Vontade de ajudar une voluntários
Residente na vila da Póvoa de Lanhoso, Paula Carvalho Gonçalves, integra o Banco do Voluntariado da Póvoa de Lanhoso desde o seu início. “Gosto de ajudar as pessoas e acho que é um dever de todos nós ajudar”, disse Paula Gonçalves, revelando que “neste tempo de crise deve-se ajudar ainda mais”.
Ao longo destes anos como voluntária, Paula Gonçalves já passou pelo Centro de Criatividade, confeccionando roupas para os actores, assim como pela Loja Social, tratando da roupa entregue, tanto na sua arrumação, como lavagem. Além destas, prestou apoio a alguns idosos, ajudando-os nas tarefas domésticas e compras. “Dá-me muito gosto ajudar os outros. É muito reconfortante ajudar que vemos que realmente precisa de ajuda”, disse ainda Paula Gonçalves.
Depois de passar pela EPAVE, Diogo Antunes frequenta o ensino universitário na Covilhã. Mesmo assim, este jovem residente em Fafe mantém-se como voluntário no Banco de Voluntariado desde o seu início. Das várias tarefas desenvolvidas, Diogo Antunes foi um dos voluntários que marcou presença no 1.º Encontro de Pessoas com Deficiência Visual, realizado na Pó-voa de Lanhoso, assim nas diversas campanhas de recolha de alimentos nas várias superfícies comerciais da vila da Póvoa de Lanhoso. A par destas, o jovem voluntário já participou numa das distribuições de cabazes alimentares pelas famílias carenciadas do concelho.