Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Plano Operacional aprovado

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios da Póvoa de Lanhoso aprovou por unanimidade, no dia 13 de Abril, o Plano Operacional Municipal da Póvoa de Lanhoso (POM), para o ano de 2011, apresentado pelo gabinete técnico florestal.
De acordo com a Câmara Municipal, o POM tem como objectivo a operacionalização de todas as acções no âmbito dos incêndios florestais, nomeadamente a coordenação de meios humanos, técnicos e materiais dos diferentes agentes envolvidos na prevenção e combate aos fogos.
“Este plano define e estabelece as competências dos agentes de defesa da floresta contra incêndios”, adianta a Câmara Municipal.
“O município da Póvoa de Lanhoso foi dividido em sectores, estando associado cada sector a uma entidade, de forma a diminuir o número de ocorrências e a área ardida, permitindo alcançar o seguinte: desenvolver um sistema de detecção e vigilância articulado e eficaz; mobilizar rapidamente os meios de combate; extinguir os incêndios na sua fase inicial; diminuir o número de reacendimentos; evitar o risco para a população, seus bens e actividades; definir a estratégia de prevenção e combate dos incêndios florestais e articulação entre as entidades”, revela a Câmara Municipal.
“Preservar a nossa floresta e defendê-la dos incêndios florestais é um desígnio da responsabilidade de todos. O município da Póvoa de Lanhoso vem assim alertar os seus munícipes à obrigatoriedade de procederem à limpeza da vegetação no terreno envolvente às suas habitações, e para respeitarem as medidas de segurança na realização de queimas de sobrantes agro-flo-restais e na realização de queimadas, tendo em atenção às condições atmosféricas atípicas para esta altura do ano, nomeadamente tempo quente e seco. Para mais esclarecimentos consultem o site deste município, ou dirijam-se ao gabinete técnico florestal deste município. Porque “Portugal Sem Fogos Depende de Todos”, proteja e conserve a nossa floresta”.