Décimo aniversário de reabertura


Theatro Club: programa festivo
Durante um ano, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso vai estar em festa. No ano em que se comemora o décimo aniversário da sua reabertura e programação regular, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso preparou um conjunto de iniciativas que se estendem até Março de 2012.
Foi no dia 16 de Março de 2001 que a vila da Póvoa de Lanhoso acolheu as cerimónias de inauguração da remodelação do Theatro Club, depois de alguns anos de inactividade e algum abandono a que esteve votado aquele espaço, construído em 1904 e localizado no Largo António Ferreira Lopes.
No passado dia 16 de Março, dia em que se assinalou o décimo ano da reabertura daquele espaço, a Câmara Municipal apresentou o programa do 10.º Aniversário da Reabertura e da Programação Regular do Theatro Club. A partir do mês de Abril, o Theatro Club (TC) acolhe um conjunto variado de actividades que se estendem até Março de 2012. Cada um dos meses que integra o programa comemorativo será dedicado a uma temática diferente.
Em dez anos de programação regular, o Theatro Club já acolheu mais de mil eventos e contou com a presença de mais de 100 mil espectadores. “Estes são números que nos orgulham e que reflectem, também, a aposta que tem sido feita na dinamização deste espaço, com ofertas culturais e artísticas diversas”, disse Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, na apresentação do programa comemorativo.
Comemorar os dez anos de reabertura é comemorar a recuperação do Theatro Club, que voltou a ser destinado à função para o qual foi construído em 1904. Ladeada por Paulo Freitas, responsável pela programação do Theatro Club, e de Francisco Machado, técnico do TC, a responsável do pelouro da Cultura, lendo algumas das passagens do livro “Em Cena – Theatro Club: 1904 - 2004”, da autoria de José Bento da Silva, destacou que “ao longo dos últimos dez anos, o Theatro Club proporcionou muitos momentos artísticos, alguns deles de grande qualidade, potenciando, também, a criação de um público atento e conhecedor”.
“O Theatro Club tem sido o parceiro ideal das várias instituições que, neste espaço, divulgam os resultados das suas dinâmicas e promovem várias iniciativas”, frisou Fátima Moreira.
Mais do que palavras, a vereadora da Cultura da autarquia povoense deixou números.
Nestes dez anos, o Theatro Club recebeu 43 mil espectadores de teatro, 10 600 espectadores de música e dança, 5 mil espectadores de cinema e 57 mil visitantes das várias exposições.

Programa comemorativo abrange várias temáticas
Relativamente à programação das comemorações, Fátima Moreira destacou que pretendem trazer ao Theatro Club “as manifestações artísticas e as artes de palco que se têm revelado maios adaptadas a este espaço, não procurando uma ruptura com o passado, mas perspectivando uma continuidade com o trabalho que já tem sido desenvolvido”.
“Procuramos atender a diversas temáticas mensais, dando destaque às instituições, associações e artistas povoenses”, disse a vereadora da Cultura, apontando, ainda, que a programação “procura revelar e dar a conhecer muito do trabalho cultural e artístico que têm sido desenvolvido no presente, reconhecendo o valor cultural e artístico de alguns que, no passado longínquo ou mais recente, merecem o reconhecimento e a divulgação dos seus feitos”.
Exemplos disso são a exposição e o lançamento de um livro dedicado à Maria da Fonte, em Maio, o Prémio Augusto Távora para novos artistas plásticos, em Julho e Agosto, e o Concurso Literário António Celestino, cuja apresentação dos trabalhos vencedores decorre no mês de Setembro.
O teatro, a escrita, a música, as artes plásticas, a dança, as exposições e o cinema são algumas das actividades que têm lugar de destaque nas comemorações dos dez anos de reabertura e programação regular do Theatro Club.

Comemorações repletas de actividades
“Cavalinho Azul” e “Um Despertar de Primavera” são as duas produções trazidas a palco, no mês de Abril, pelo Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, às quais se juntam a “Festa do Hip Hop” e o I Ciclo de Exposi-ções Descentralizadas “10 anos, 10 exposições”. Para o mês de Maio as ofertas culturais passam pela encenação “Triologia de Mulheres Medievais”, de Antónia Bueno; “Conversa de Mulheres”, pelo Sarau da me- mória; “Teresa, Tainha de Portugal”, uma nova produção do Centro de Criatividade; e “O Pranto de Maria Parda”, de Gil Vicente, numa co-produção do Centro de Criatividade e APACEPE. O Mês de maio conta ainda com uma exposição dedicada à Maria da Fonte e o lançamento do livro “Maria da Fonte, da Heroína ao Mito”, de Carla Covas.
O mês de Junho é dedicado aos jo-vens e serviços educativos, sendo que Julho e Agosto são dedicados ao tema “Teatro na Rua e Arte no Theatro”. Escrita e escritores é o tema de Se-tembro, com o mês de Outubro a ser preenchido pela música, num programa que integra recitais, concertos pedagógicos e encontro de coros. O mês de Outubro integra, ainda, a apresentação do porjecto “Amigos do Theatro”, o qual pretende fidelizar o público do Theatro Club. ara Novembro, as apostas passam pelo cinema e fotografia, com a realização de um ciclo de cinema, festival de curtas e exposição e workshop de fotografia. A programação do mês de Dezembro, dedicada à infância, alusiva ao Natal integra actividades como o teatro, dança, magia e música, assim como o Festival Infantil de Artes.”Dança e Movimento no Theatro Club” é o te-ma do mês de Janeiro de 2012, com o mês de Fevereiro a ficar marcado pela realização do Festival Nacional de Teatro. O último mês, Março de 2012, integra um Fórum, no dia 16, com a realização de palestras, convidados e distinções, assim como os momentos marcantes de uma década de programação regular.