Carnaval povoense - Santa Casa da Misericórdia


Dança inspirou desfile
O centro da vila da Póvoa de Lanhoso encheu-se de gente, no dia 8 de Março, dia de Carnaval, para apreciar o desfile das valências da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. O desfile da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso é, desde há vários anos, a actividade mais marcante da época carnavalesca no concelho.
A dança foi o tema deste ano, num desfile onde imperou a qualidade e a criatividade. Aos mais pequenos, as estrelas da festa, juntaram-se os mais velhos, demonstrando que o Carnaval não tem limite de idade.
Os utentes das valências de infância, sénior e saúde trouxeram ao centro da vila o folclore, o flamengo, o rock, a valsa, a dança tribal, a dança africana, não esquecendo o disco, a dança baiana, a dança do ventre e as nazarenas. Aos utentes, juntaram-se alguns pais das crianças do ATL e jardim-de-infância e os colaboradores e responsáveis das valências da Santa Casa, num desfile onde a alegria e o espírito carnavalesco marcaram presença.

Actividade marcante da Santa Casa
O desfile de terça-feira, dia 8 de Março, foi o culminar de um trabalho de cerca de dois meses. Mais uma vez, a idealização e a confecção dos trajes ficou ao encargo dos responsáveis das valências da Santa Casa, que contaram com o apoio de algumas em- presas e pais, que ofereceram alguns dos materiais necessários para a confecção dos adereços carnavalescos.
“Actualmente, esta é uma actividade que marca profundamente o Plano de Actividades da Santa Casa e é já, também, uma obrigatoriedade. É uma iniciativa que extravasa a própria manifestação carnavalesca da Santa Casa”, explicou Humberto Carneiro, Provedor da Santa Casa. Naquele momento, Humberto Carneiro deixou uma palavra de apreço aos colaboradores da instituição, que confeccionaram os adereços que integraram o desfile.