2º Challenger Escolar de Rope Skipping


Centenas de crianças a saltar...
O Pavilhão 25 de Abril e o Anfiteatro do Pontido, receberam, no dia 1 de Março, o 2º Challenger Escolar de Rope Skipping, no qual participaram algumas centenas de crianças.
“A actividade consistiu na demonstração de habilidades no salto à corda por parte de atletas mais experimentados nesta prática. Depois, foi a vez de representantes de turmas executarem saltos simples, num dado período de tempo, com o objectivo de apurar a pessoa que conseguisse saltar mais vezes”, dá conta a Câmara Municipal, entidade que organizou a actividade, em parceria com a Federação Portuguesa de Rope Skipping e o Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo Sampaio.
Tentar captar atletas para esta modalidade e incutir nos mais jovens o gosto pela modalidade foi também o que se pretendeu, conforme revela a autarquia em nota de imprensa.
A criação de um grupo de rope skipping não foi afastada por Gabriela Fonseca, responsável pelo Pelouro de Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Julgo que, através das actividades de enriquecimento curricular da actividade física desportiva, vão motivar os alunos para realizar outro tipo de salto com a corda e evoluir no sentido desta modalidade também ter maior expressão no concelho e no país”, considerou Gabriela Fonseca. Para esta responsável, esta iniciativa teve ainda o mérito de incentivar as crianças para a prática de desporto ao ar livre. “A corda é algo que podem transportar com facilidade e que as acompanha para qualquer lado, pelo que, em qualquer altura do dia, podem treinar e executar os saltos”. “O rope skipping é baseado no salto à corda, mas envolve música, acrobacias e competição. Em Portugal, esta modalidade é trabalhada há cerca de dez anos, mas começou a ganhar expressão nos últimos dois ou três anos”, explicou Nuno Dias, dinamizador da iniciativa, que já trabalhou no concelho da Póvoa de Lanhoso.
De acordo com Nuno Dias, já existe uma equipa formada a competir. “Será este ano pela primeira vez a inscrição na ERSOEuropean Rope Skipping Organization e talvez mesmo agora em 2011 participaremos nos primeiros encontros do Campeonato da Europa”, disse.