No Theatro Club


Exposição dá a conhecer
momentos da vida
do 'Maria da Fonte'

Está patente, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, até ao dia 28 de Fevereiro, uma exposição alusiva aos 125 anos do Jornal Maria da Fonte, numa iniciativa da Câmara Municipal da P. Lanhoso, que conta com a colaboração da administração do “Maria da Fonte”.
No centro da mostra, os visitantes deparam-se com duas máquinas que constituíram momentos importantes na vida deste jornal: a primeira, uma Linotype, uma máquina de composição mecânica, constituiu um importante avanço na composição do jornal. Ao invés da composição manual, com o compositor a juntar os caracteres para formar as várias notícias, a composição passou a ser feita mecanicamente, facto esse que diminuiu, em muito, o tempo gasto na composição do jornal. Em segundo lugar, aparece um prelo, uma máquina de impressão manual utilizada para pequenos trabalhos comerciais.
A juntar a estas duas máquinas, os visitantes ficam a conhecer alguns dos utensílios usados na composição manual, como é o caso do componedor; galeões; galé; armários de armazenamento de caixas de tipo, entre outros. No tocante ao arquivo, a exposição conta com alguns dos jornais que relatam momentos marcantes da história do concelho e do país, nomeadamente a inauguração da estátua da heroína Maria da Fonte, em 1978; o jornal inteiramente dedicado a António Ferreira Lopes, por ocasião do 1.º aniversário da sua morte; a inauguração da Escola-cantina D. Elvira Câmara Lopes, assim como jornais com notícias censuradas.
Joaquim Moreira, com 50 anos de ligação ao “Maria da Fonte”, passou pelas três fases de composição: manual, mecânica e informática. Profundo conhecedor das máquinas e objectos expostos, Joaquim Moreira deu aos presentes uma verdadeira aula de história, dando a conhecer o funcionamento das máquinas e utensílios e exemplificando a composição manual de uma notícia...