Ano 2010 em revista



Julho
“Já nos habituamos às críticas repetidas e sem fundamento do PS”, atira Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em entrevista ao “Maria da Fonte”.
Deixando uma mensagem de esperança, o autarca garantiu que o fórum municipal, a piscina e o pavilhão municipal são para construir neste mandato.

Após uma verdadeira operação de “caça ao homem”, a GNR da Póvoa de Lanhoso deteve três indivíduos, com idades compreendidas entre os 21 e 27 anos, por suspeita de assalto a uma residência em Lanhoso. Naquele momento, foi ainda apreendida uma viatura furtada em Vila do Conde. No interior do automóvel encontrava-se diverso material furtado.

Quando andava a apanhar fruta, um morador da freguesia de Águas Santas, caiu da escada onde se encontrava e acabou por falecer no local. António Azevedo Costa tinha 66 anos e esteve durante largas dezenas de anos emigrado em França.

A alteração ao Regulamento Municipal da Urbanização e Edificação, a alteração ao Regulamento para a Atribuição de Subsídio ao Arrendamento a Estratos Sociais Desfavorecidos e a Declaração de Relevante Interesse Público do Regadio da Levada da Varziela, de Sobradelo da Goma, foram os assuntos que geraram consenso no seio da Assembleia Municipal. De fora, retirado pelo executivo municipal, ficou o Regulamento Municipal de Atribuição de Honrarias Municipais.

Com capacidade para 29 utentes, a Unidade de Longa Duração da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso entrou em funcionamento. Prestar cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos, com variados níveis de dependência é um dos objectivos da ULDM.

A freguesia de Taíde recebeu, por estes dias, as comemorações do 25.º aniversário do Agrupamento 817 de Taíde e a Feira da Primavera, esta última nas instalações da Escola EB 2, 3 de Taíde. Ambas as iniciativas, muito acarinhadas pelos Taídenses e comunidade em geral, foram brindadas pelo sucesso.

Além de Taíde, também o Agrupamento 856 de Louredo celebrou o seu aniversário. As comemorações do 30.º aniversário daquele agrupamento integraram, entre outros, uma missa campal e a entrega de lembranças a alguns dos presentes.


Uma caminhada de protesto contra o encerramento do SAP, desde os Paços do Concelho até ao Hospital António Lopes, culminou com a entrega de uma moção em defesa do direito à saúde na Póvoa de Lanhoso aos responsáveis da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso...

Agosto
Numa noite de verdadeiro glamour, dezenas de jovens povoenses brilharam na passerelle, numa noite em que o comércio local deu-se a conhecer no “Modalanhoso”. O evento contou com a participação de 31 estabelecimentos comerciais, assim como de duas criadoras e duas entidades que apresentaram as suas propostas.

Com vista a dar uma melhor resposta aos seus utentes, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras de Lanhoso entrou em obras. Atendimento aos utentes desta unidade, que funciona nas instalações do Centro de Saúde, passou a ser prestado nas antigas instalações do SAP.

A Peregrinação Internacional a Roma 2010, realizada nos dias 3 e 4 de Agosto, contou com a presença de 99 jovens acólitos portugueses, 15 dos quais da Póvoa de Lanhoso. Os jovens acólitos, das paróquias de Geraz do Minho, Monsul e S. João de Rei, juntamente com o Padre Marco Paulo Gil, marcaram presença na União Internacional de Acólitos.

Agosto é o mês das romarias. Um pouco por todo o concelho, as várias paróquias veneram os seus santos e padroeiros. S. Bento, em Águas Santas; Senhora das Maravilhas, em Vilela; Senhora da Ajuda, em Friande; Santo António, em Gerás; S. Julião, em Covelas; S. Mamede, em Frades; S. Roque, em Frades e S. Gens, em Frades foram algumas das festividades realizadas por estes dias .

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso conseguiu financiamento do PIDDAC para a Biblioteca Escolar que vai surgir no Centro Educativo do Cávado, em Monsul. O valor do financiamento foi superior a 10 mil euros.

PSD e CDS elegem comissões políticas. Manuel Baptista, actual presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, preside à comissão política laranja. Do lado do CDS/PP, o cargo é desempenhado por José Eduardo Vieira.

Depois de dias de intenso combate, os incêndios deram alguma trégua aos Bombeiros povoenses. Um incêndio iniciado em Moure, e que alastrou às freguesias vizinhas, foi a maior ocorrência por estes dias.

Setembro

Joana Cruz foi eleita a modelo do ano. A jovem povoense, residente em Esperança, foi a grande vencedora na classe feminina do concurso “Face Model of The Year”, da Sic. A sua elegância na passerelle encantou os jurados e o país.

Tendo como objectivo a reflexão e a recolha de contributos, com vista à actualização do Plano de Desenvolvimento Social do concelho, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove o Fórum Social, dirigido aos parceiros da rede social e à comunidade em geral.

“I-Healt – Um novo paradigma” foi o tema das Jornadas de Saúde, realizadas pela Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, nas quais participaram cerca de 250 profissionais de saúde. Inês Guerreiro, coordenadora nacional Unidade Missão dos Cuidados Continuados Integrados marcou presença nos trabalhos. Com o enfoque a passar da doença para o bem-estar, Humberto Carneiro, Provedor da Santa Casa, de entre outras considerações, destacou que o novo paradigma se centra nos cuidados de saúde integrados.

Num programa conjunto, como vem acontecendo há já vários anos, Bombeiros Voluntários e Santa Casa celebraram o seu aniversário. A bênção de novas viaturas ao serviço dos Bombeiros Voluntários, a inauguração da Unidade de Longa Duração e Manutenção D. Elvira Câmara Lopes e da remodelação dos espaços exteriores da creche e do jardim-de-infância foram algumas das novidades deste ano.

Gabriela Fonseca, Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em entrevista ao “Maria da Fonte”, assegura que o Centro Educativo do Cávado é a marca do novo ano escolar. A conversa estendeu-se, a par de outros assuntos, ao estado da educação no concelho, apoio social escolar e concretização da Carta Educativa.

Milhares de devotos participaram, ao longo de vários dias, na Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave, em Taíde. Procissão, na tarde do dia 5, foi ponto alto nos festejos.

A freguesia de Covelas prestou homenagem ao padre António Couto, pelos 50 anos de permanência do sacerdote naquela paróquia. Para além do descerramento de uma placa comemorativa, os festejos integraram ainda uma eucaristia e um lanche-convívio.

A entrega de manuais escolares, pela Câmara Municipal, aos alunos do 1.º ciclo; a vigilância das florestas; a atribuição, à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso do título de “Autarquia Familiarmente Responsável” e a celebração do Dia Mundial do Coração foram algumas das actividades em destaque no mês de Setembro.


Outubro
O Dia do Concelho, a par da sessão solene, ficou marcado pela inauguração do Centro Educativo do Cávado, em Monsul. A primeira edição de Outubro dá destaque àquela iniciativa, realizada a 28 de Setembro. Na visita às instalações do Centro Educativo, pais e alunos mostraram-se satisfeitos com as condições físicas e de aprendizagem colocadas à disposição dos mais novos.

Tal como Covelas, também a freguesia de Ferreiros prestou homenagem ao padre António Couto, pelos 50 anos como sacerdote daquela freguesia. Cerimónias integraram a realização de uma eucaristia, descerramento de placa comemorativa e almoço-convívio.

“Mobilidade Inteligente, Uma vida melhor” foi o tema deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, da qual fez parte o Dia Europeu Sem Carros. Acção de sensibilização, percurso sinalizado em cadeira de rodas, atelier de pintura e jogos tradicionais foram algumas das actividades que marcaram o Dia Europeu Sem Carros.

Gabriela Canavilhas, Ministra da Cultura, apadrinhou o lançamento da campanha “Com os olhos nas mãos”, lançada pela “Ouronor”, com vista a apoiar a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. No âmbito daquela campanha, a “Ouronor” criou um coração em filigrana e 12% do valor da venda de cada uma das peças reverte a favor da Associação de Invisuais.

A Póvoa de Lanhoso recebeu, este ano, a abertura do Ano Regional do Ano Escutista. Parque do Pontido, na Póvoa de Lanhoso, recebeu 7000 escuteiros pertencente a 180 agrupamentos da região.

O Parlamento Jovem, as Jornadas de Cultura Local e exposições foram algumas das actividades que integraram as comemorações do Centenário da República na Póvoa de Lanhoso, numa organização da Câmara Municipal. A par da autarquia povoense, também as escolas associara-se às comemorações e promoveram diversas actividades para a comunidade estudantil.

Tendo por objectivo a prevenção de roubos e burlas, a GNR da Póvoa de Lanhoso realizou uma campanha de sensibilização junto da população sénior do concelho. Os cuidados a ter para evitar roubos e burlas e as atitudes a tomar caso os mesmos ocorram foram algumas dos aspectos abordados pelos militares da Póvoa de Lanhoso.

Novembro
Em entrevista ao MF, Clarisse Matos Sá, presidente da Associação “Em Diálogo” revela que uma das grandes batalhas tem sido a manutenção dos postos de trabalho. No decurso da conversa, a presidente da “Em Diálogo” falou de projectos, de dificuldade e de muitas esperanças para o trabalho da associação.

O Banco do Voluntariado, a Loja Social e o Centro de Interpretação da Carvalha de Calvos foram os locais visitados pelos elementos da Comissão Municipal de Responsabilidade Social e Comissão Municipal de Ambiente, ambas criadas no seio da Assembleia Municipal.

O sonho concretizou-se. A construção da capela mortuária e o alargamento do cemitério, em Frades, foram inaugurados. No seu discurso, António Macieira, presidente da Junta de frades, destacou que ambos os melhoramentos eram há muito ansiados pela população e Junta de Freguesia.

Na freguesia de Travassos, as atenções centraram-se na inauguração da capela mortuária. A par da capela mortuária, foi ainda beneficiada toda a área envolvente que contemplou, entre outros, a pavimentação e a iluminação do espaço.

Dezembro
Concelho de Luta por Francisco Tinoco de Faria. A morte deste grande lutador da liberdade deixou o concelho da Póvoa de Lanhoso mais pobre. Para além de conceituado advogado, Francisco Tinoco de Faria é recordado pelos amigos como um homem culto, afável e respeitador.

Garantir os cuidados de continuidade às pessoas idosas ou em situação de dependência é uma das competências da Unidade de Saúde Móvel. Depois da assinatura do protocolo, seguiu-se a entrega da viatura que percorrerá as freguesias do concelho. Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso fica responsável pelos custos com o motorista e combustível.

Reconduzido na presidência da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, Domingos Silva, revela o sonho de construir uma Casa Residencial para os deficientes visuais do distrito. Revelando os projectos que gostaria de ver concretizados, Domingos Silva não esquece aqueles que têm ajudado a associação ao longo dos anos.

Pelo nono ano consecutivo, a freguesia de Garfe volta a transformar-se na “Aldeia dos Presépios”. A iniciativa, que ganha cada vez mais visitantes, assume-se com uma das grandes marcas do concelho. Moradores deitaram mãos à obra e presentearam os visitantes com quinze belas construções...