EDITORIAL






Armindo Veloso

125 Anos Obrigado Gentes
Os cento e vinte e cinco anos do nosso Maria da Fonte tinham de ser comemorados.
Havendo várias formas para o fazer, optamos por aquela que, sendo a mais singela, é a mais significativa e sentida.
Esta edição especial e extraordinária - com dez mil exemplares - leva até si uma parte dos momentos mais marcantes da história deste centenário, história essa que se funde muitas das vezes com os acontecimentos do concelho da Póvoa de Lanhoso nestas doze décadas e meia.
Enviado a todos os assinantes, vai chegar também às escolas do concelho para que os milhares de estudantes e docentes partilhem connosco este trabalho.
Honrado por ser director nesta data histórica, agradeço a todos os que colaboraram neste número especial, enriquecendo-o com a sua investigação documental; escrevendo o seu depoimento; aligeirando os custos a ele imputados. Neste último caso refiro-me concretamente à Câmara Municipal que recebeu com bom grado a nossa proposta para a elaboração deste jornal comemorativo.
Uma parceria entre o departamento de Cultura da Câmara e o Jornal Maria da Fonte levará a cabo várias iniciativas que se desenrolarão ao longo do mês de Janeiro e que serão divulgadas pelo Correio do Minho e pela Antena Minho, meios de comunicação regional que fazem parte do mesmo grupo do Maria da Fonte.
O recriar uma edição tão especial pedia inúmeros cuidados, desde os conteúdos à forma. Nesta, chamo a vossa especial atenção para o grafismo que é cópia fiel do primeiro número do Maria da Fonte e para a impressão a preto e branco.