Município aposta na melhoria
da qualidade do ar

O Vale do Ave, o Vale do Sousa e o Porto Litoral são as três zonas do Norte do país onde se torna urgente implementar medidas com vista a melhorar a qualidade do ar. “O ar do Norte não está bom porque a quantidade de poluentes no ar ultrapassa muitas vezes o aceitável”, revelou Fernando Coelho, da Formato Verde, no decurso da acção de sensibilização realizada, no dia 10 de Novembro, na Casa da Botica, no âmbito do projecto “Melhorar(ar) a Norte”, desenvolvido pela CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) e do qual é parceira a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
A acção, enquadrada no Programa de Execução de Melhoria da Qualidade do Ar da Região Norte, teve como destinatário o sector da construção civil. “Qualidade do Ar – caracterização”, “Causas/Efeitos da Poluição do Ar” e “A Qualidade do Ar e a Construção Civil” foram alguns dos assuntos abordados ao longo da sessão.
“Todos temos responsabilidade de contribuir para que possamos viver num melhor ambiente. Todas estas práticas que hoje defendemos são práticas que têm por objectivo melhorar a qualidade de vida de todos nós mas, também, são práticas que são da nossa obrigação para que, de facto, não hipotequemos o futuro das próximas futuras”, defendeu Fátima Moreira, vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Durante a sessão, que contou com a parceria, da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas, foram dadas a conhecer algumas “boas práticas” a implementar no sector da construção civil, com vista a reduzir o número de poluentes em suspensão no ar.
Construção de tapumes, com uma altura mínima de 2 metros; construção de uma plataforma de brita, ou outro material, para o estacionamento e manobra dos camiões na fase de escavação e transporte de terras; a rega dos caminhos e frente de obra, com água não potável; a cobertura dos resíduos com tela ou rede, a fim de atenuar o arraste de poeiras com o vento; o armazenamento, sempre que possível, do material granular dentro dos edifícios; e a lavagem dos camiões à saída de obra, foram alguns dos conselhos deixados que se estenderam à zona de obra, armazenamento e manipulação de materiais e veículos afectos à obra...