“É prioridade garantir
uma procura de melhoria da utilidade e eficácia
das acções desenvolvidas”

MF – Quais os projectos a desenvolver no futuro?
CMS - A “Em Diálogo” tem vindo a desenvolver empenhadamente, um trabalho em prol da sociedade mais carenciada. Trabalhamos, no nosso dia-a-dia, ao serviço da comunidade, em que apoiamos crianças, jovens, idosos e famílias de extractos sociais mais desfavorecidos de todo o concelho. Para os próximos tempos, temos consciência que se avizinha um período complicado para investimentos governamentais. Todavia, continuaremos a trabalhar em prol da criação de novos recursos e serviços ao dispor de todos, tendo sempre presente o nosso foco de intervenção: a melhoria efectiva da qualidade de vida das pessoas residentes no concelho. E temos em curso alguns projectos que pretendemos levar a cabo ainda no decurso deste mandato. Estamos apostados em potenciar a “Em Diálogo” numa entidade de formação de excelência no concelho. É prioridade garantir uma procura de melhoria da utilidade e eficácia das acções desenvolvidas, da sua permanente adequação às populações alvo e um desafio à capacidade de atingir padrões de qualidade cada vez mais exigentes. Outro projecto que está em curso, desde 2008, é a criação do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP). O objectivo é o de diminuir os agregados familiares do concelho considerados de Risco e diminuir o mero de crianças institucionalizadas destinado a famílias multiproblemáticas com menores em situação de risco. Levar a cabo este grande desafio implica a continuação de uma intervenção coerente e integrada, ao nível do território concelhio, com a participação dos diferentes actores sociais, afirmando plenamente a prioridade ao apoio às pessoas e famílias mais carenciadas e, particularmente, expostas a fenómenos de pobreza e exclusão social. Este projecto já foi aprovado e avaliado pelo CLAS aguardando acordo de cooperação do Centro Distrital da Segurança Social de Braga.

MF – A “Em Diálogo” iniciou a actividade no baixo concelho e abriu, há anos, um pólo do centro comunitário na vila. Que balanço traça da nova estrutura.
CMS - A proposta de intervenção para o pólo do Centro Comunitário do Vale do Cávado, surgiu de uma análise do Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Social, realizado no âmbito da Rede Social da P. Lanhoso, bem como da identificação de respostas ao nível da intervenção comunitária. E assim nasce, em 2006, o Pólo do Centro Comunitário. Está estrategicamente sedeado em pleno centro da vila, permitindo a sua fácil acessibilidade. Neste espaço, funciona, não só toda a parte administrativa e financeira da “Em Diálogo”, como também o departamento de formação profissional, que promove um conjunto de actividades ao dispor da comunidade nas mais diversas áreas. No período diurno, funcionam vários cursos, EFAS e outros, em parceria com o Centros de Formação Profissional de Braga e Chaves, com a Associação Sol do Ave e outras entidades Formadoras. A partir das 16h30, funcionam as aulas da Universidade Sénior do Rotary Clube da P. Lanhoso. No período, pós-laboral e nocturno, as instalações são rentabilizadas para dinamizar cursos e actividades, como: formação inicial de formadores (CAP), ballet, aulas de viola, informática, culinária, curso de alfabetização, curso de formação inicial de formadores, curso de maquilhagem, Arraiolos, bordados, técnicas de animação, ioga, pintura, entre outras. Esta nova estrutura veio potenciar os recursos existentes e promover novas respostas de carácter formativo dirigidas à população em geral.

MF – Quanto ao baixo concelho, havia um projecto para a criação de um lar de idosos...