EDITORIAL


Armindo Veloso




Motivação

Tive a oportunidade de privar com alguns casais espanhóis neste mês de Agosto.
Como as horas de convívio foram muitas, falou-se de tudo um pouco e o tema futebol não ficou de lado. Nenhuma das oito pessoas em causa era adepto do Sevilha e, sendo assim, as opiniões eram mais credíveis.
Quando se falou da eliminatória que opunha o S.C. Braga ao Sevilha para a Liga dos Campeões – estas conversas tiveram lugar antes desses jogos – a opinião, unânime, deles, que não divergia da minha, era que o Braga não tinha qualquer hipótese de passar. Argumentavam que o Sevilha era uma grande equipa, neste momento a terceira de Espanha, e que tinha uma estrutura anos/luz superior à do Braga — lembremos que o S.C. Braga tem um orçamento anual que é 10% do do Sevilha — o que lhe permitiria, por muito mal que corresse, passar a eliminatória.
O que se passou nem vale a pena falar, uma vez que é do conhecimento de todos.
Uma grande lição para eles e para mim.
Se é certo que há grandes decisões e transformações nas nossas vidas que são fruto de pequenos momentos – o que se teria passado se na primeira parte em Braga, onde o Sevilha sobranceiramente desfilou a sua classe, a bola que embateu no poste aos dois minutos tivesse entrado? —, não remetamos este resultado para o acaso. A adrenalina faz milagres.
A motivação, à mistura com os tais instantes, dá cabo de todos os prognósticos que se possam fazer. Quem já não viveu momentos onde se leva tudo à frente, derrubando obstáculos antes impensáveis? Quem já não viveu momentos onde um pequeno problema se transforma numa montanha intransponível?
Motivação, meus caros, motivação.
Para dar um exemplo comezinho, já vi, e participei em jogos de sueca onde duas senhoras que só sabem servir à pinta deram uma tareia em letrados na matéria.
Há tantas histórias de David e Golias.
Aproveitando a época na qual milhões de trabalhadores e estudantes retomam a labuta diária, nunca é de mais lembrar que a motivação, ou a falta dela, é decisiva para o futuro de cada um de nós.
Até um dia destes.