Taíde — Senhora de Porto d’Ave


Freguesia prepara-se para acolher romaria
Tem lugar de 28 de Agosto a 5 de Setembro, a Romaria de Nossa Senhor do Porto d’Ave, em Taíde, num acto que atraí, por aqueles dias, milhares de devotos àquela freguesia. A par da devoção, a romaria é famosa pelos seus bifes e melões, pelo que é apelidada, por muitos, como a ‘Romaria dos Bifes e dos Melões’.
A noite do Karaoke (dia 30 de Agosto), a noite da comunidade EB1 (dia 31 de Agosto), a noite de gerações (dia 2 de Setembro), com a presença do DJ Fernando Alvim, o festival folclórico (dia 28 de Agosto) e a noite do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso (dia 29 de Agosto) são algumas das propostas deste ano.
No tocante à parte religiosa, as novenas, em honra de Nossa Senhora, têm o seu início no dia 28 de Agosto, sábado, às 9 horas, com pregação a cargo do padre João Alberto Sousa Correia. Nesse mesmo dia, às 15 horas, tem ainda lugar o tradicional desfile de cavalos pelas ruas de Porto d’Ave, ao qual se segue a bênção dos animais, numa iniciativa que tem ganho destaque no cartaz das festas.
A noite do dia 28 de Agosto contará ainda com a realização do festival de folclore, no Terreiro das Músicas, ao qual se segue uma sessão de fogo-de-artifício.
A manhã de domingo, dia 28, será preenchida pelos actos religiosos. Às 10 horas, tem lugar a concentração junto à capelinha de Nossa Senhora da Boa Morte, à qual se segue a procissão até ao Santuário, onde aí se realiza a novena, pregação e ladainha, pelas 10h30. A noite de do-
mingo será ainda animada com uma produção a cargo do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso. As novenas, pregação e ladainha estendem-se ainda até ao dia 4 de Setembro, com as mesmas a ter lugar pelas 9 horas, com os actos religiosos de quarta-feira, 1 de Setembro, a incluí-
rem um ofício de sufrágio pelos Irmãos e Benfeitores da Confraria, já falecidos.
Tal com vem acontecendo há já alguns anos, o Grupo Desportivo Porto d’Ave faz a sua apresentação aos sócios no decurso da romaria. Neste ano, a apresentação de todos os escalões de futebol do GDPA tem lugar quarta-feira, dia 1 de Setembro, num acto que contará com o sorteio de vários prémios e a actuação de um conjunto.
A grandiosa procissão de velas, um dos pontos altos do programa, realiza-se pelas 21 horas de sexta-feira, dia 3 de Setembro, à qual se segue a actuação do “Grupo de Música Tradicional do Ave”.
O dia 4 de Setembro, dia que antecede o principal dia de festa contará, pelas 22 horas, com a actuação do grupo ‘Arco Irís’, seguindo-se um espectáculo de fogo tradicional nocturno e um espectáculo de fogo de jardim.
Os actos religiosos estão em destaque no domingo, dia 5 de Setembro. Às 8 horas, realiza-se a Eucaristia e, pelas 11 horas, tem lugar a eucaristia sonelizada, presidida por D. Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga. De tarde, pelas 14 horas, dá-se a entrada da Banda Musical de Golães (Fafe) e da Banda Musical Arcoense (Arcos de Valdevez).
A grandiosa procissão, organizada pelo agrupamento de escuteiros de Taíde, sai à rua pelas 17 horas e contará com a participação de vários andores e um grande número de figurantes, aos quais se juntam os Romeiros Ribeira Cávado. A procissão contará com guarda de honra montada a cavalo e acompanhamento da Fanfarra de Arosa.
Depois dos actos religiosos, segue-se o despique entre as duas bandas de música presentes no recinto. Um espectáculo com fogo de cachoeira, fogo aquático, sessões variadas e fogo cruzado encerra a Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave deste ano.