Frades


Fiéis veneraram S. Mamede
Apesar do imenso calor, foram muitos os fiéis que, na manhã de terça, dia 17 de Agosto, se deslocaram ao alto do Monte de S. Mamede, para aí acompanhar os actos religiosos em honra daquele santo, que se realizaram na sua capela. Dando conta do dia de festa e de convívio, o padre Salvador Mota deu as boas-vindas a todos os devotos de S. Mame-de.
“O caminhar junto proporciona a partilha, a partilha das alegrias, das dores e o convívio. Também a nossa vida é uma peregrinação aqui na terra”, disse o pároco Salvador Mota, que exultou ainda as virtudes de S. Mamede. Debruçando-se sobre a liturgia da palavra daquela manhã, o sacerdote incentivou a “alimentar a fé e a esperança porque a fé também se alimenta.
A santidade, este renovar do mundo é aqui e agora connosco. Precisamos de levar para o nosso trabalho, para a nossa vida, aquilo em que acreditamos. Temos que trazer para a nossa vida aquilo que Jesus propôs”.
Depois da eucaristia, teve lugar procissão, na qual se incorporaram os andores de Nossa Senhora de Fátima e S. Mamede. Tal como em várias festas e romarias, no recinto próximo da capela de S. Mamede, os vários vendedores marcaram presença. De tudo um pouco se podia encontrar. Doces, fruta, comes e bebes, brinquedos e calçado foram algumas das ofertas ali presentes. Neste ano, e ao contrário de anos anteriores, as festividades em honra de S. Mamede, no dia 17, e em honra de S. Roque, no dia 16, apenas ficaram marcadas pelos actos religiosos.
Como tal, ao contrário de outros anos, a tarde daquele dia não contou com qualquer animação. Apesar disso, foram várias as famílias que ali permaneceram na hora do almoço.
De merendeiro na mão, os fiéis foram procurando os melhores locais para degustar as várias iguarias.