Bombeiros sem descanso


Incêndios não dão tréguas
No espaço de 15 dias, de 26 de Julho a 9 de Agosto, os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso viram-se a braços com cerca de 50 incêndios, um pouco por todo o concelho.
Sobradelo da Goma, Esperança, Brunhais, Travassos, Serzedelo, Ajude, Friande, Verim, S. João de Rei, Rendufinho, Galegos, Louredo, Lanhoso e Covelas são algumas das freguesias onde os soldados da paz se deslocaram para combater os incêndios que aí deflagravam.
Um dos incêndios mais longo até ao momento, ocorreu na freguesia de Sobradelo da Goma e teve o seu início pelas 17h44, do dia 26 de Julho e só foi dado como dominado dois dias depois.
O combate às chamas mobilizou cerca de 80 homens, tendo o governo espanhol enviado para o local dois aviões para ajudar a combater o incêndio que ali deflagrava.

Habitações ameaçadas
As chamas ameaçaram algumas habitações e chegou a ser colocada a hipótese de evacuação dos moradores da aldeia turística de Carreira. Algumas habitações e bens estiveram em perigo. Valeu, entretanto, a coragem e o esforço dos vários bombeiros presentes no local que conseguiram dominar as chamas e impedir que as mesmas provocassem estragos ainda maiores.
O desenrolar da situação de incêndio foi acompanhado pela Protecção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que apoiou os meios envolvidos no terreno de incêndio, através do fornecimento de alimentação e água, assim como o abastecimento combustível das viaturas no local.