população de Friande tem centro de convívio


Antiga escola ganhou vida
A escola primária de Friande voltou a ganhar vida. No domingo, dia 4 de Julho, as portas daquele estabelecimento de ensino voltaram a abrir-se e o espaço ganhou uma nova vida. A partir daquele dia, aquele edifício funciona como o centro de convívio da freguesia, naquele que é também o terceiro centro de convívio do concelho.
Depois de Esperança e Vilela, foi a vez da freguesia de Friande receber o projecto dos centros de convívio que estão a ser implementados pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. De “rosto lavado” o edifício da escola primária irá receber muitos dos que, há muitos anos atrás, ali passaram pelos bancos de escola. Numa primeira fase, aquele espaço está voltado para receber a população mais idosa do concelho mas, no futuro, a sua acção irá estender-se a outras faixas da população, funcionando como um espaço que acolhe toda a população e onde ali os mais jovens e os mais velhos podem realizar as suas actividades.
No dia de abertura do centro de convívio de Friande, que funcionará às terças e sextas-feiras, das 14 às 16 horas, Fátima Moreira, vereadora da Acção Social e do pelouro da Saúde, manifestou a sua satisfação pelo facto deste centro de convívio se situar no baixo concelho, e pelo mesmo dar vida a um edifício que não estava a ser utilizado.
“Este é um espaço que é de toda a população. Que este seja um espaço de encontro e que vá, também de encontro àquilo que vocês querem e aos vossos interesses”, considerou a edil.
Nos agradecimentos, para além dos funcionários, a Junta de Freguesia de Friande não foi esquecida, com Fátima Moreira a destacar o empenho da Junta de Freguesia desde o 1.º momento, empenho esse que permitiu que aquele projecto se tornasse uma realidade...