de 16 a 31 de julho - S.Tiago e Santa Luzia

Monsul em festa
De 16 a 31 de Julho, a freguesia de Monsul vai estar em festa com os festejos em honra de S. Tiago e Santa Luzia. As festividades têm o seu início com a realização de uma garraiada, no dia 16 de Julho. O início do espectáculo, que tem atraído muitos curiosos e aficionados à freguesia de Monsul, está agendado para as 21 horas. No dia 17, sábado, as atenções estão voltadas, durante o dia, para o grupo de Zés Pereiras que irá percorrer os vários lugares da freguesia. À noite, a partir das 21 horas, o espectáculo continua com as actuações do Grupo de Cavaquinhos do Centro Comunitário de Monsul, assim como de um grupo de música popular. No dia 18, domingo, o folclore está em destaque com a actuação dos ranchos folclóricos de S. Miguel do Monte (Fafe), Vilela (Amares), Póvoa de Lanhoso e Verim. A procissão de velas, pelas 21 horas, é um dos momentos alto do dia 22, quinta-feira. Após o acto religioso, tem lugar, pelas 23 horas, um sarau musical.
No dia 23, sexta-feira, uma rusga de concertinas promete animar o baixo concelho. O início do espectáculo está agendado para as 21 horas.
No dia 24, sábado, as atenções estão voltadas, a partir das 22h30, para a actuação de Zézé Fernandes, que promete momentos de grande animação. Antes da actuação deste conhecido artista, tem lugar, pelas 21 horas, a actuação da Magistuna, uma das novidades da edição das festas deste ano. Uma grandiosa sessão de fogo, pelas 24 horas, assinala o final das festividades de sábado...