VICE-CAMPEÃS DISTRITAIS DA A.F. BRAGA


S.C. Maria da Fonte: meninas
do futsal nasceram para vencer


Fizeram um campeonato fantástico, com 27 vitórias consecutivas, golos é com elas (393!), mas a infelicidade bateu-lhes à porta a três jornadas do fim, e acabaram por deixar escapar o título distrital para as rivais. No entanto, o sonho comanda a vida, e as ‘marias’ da Póvoa de Lanhoso prometem voltar a brilhar

na próxima temporada.

Fundado em 1925, o Maria da Fonte, um dos emblemas históricos da AF Braga, já com 85 anos de vida, repletos de grandes conquistas, é a colectividade de maior dimensão do concelho da Póvoa de Lanhoso.
O futebol de 11 é a sua principal actividade desportiva, a equipa sénior que disputa a III Divisão Nacional a bandeira mais hasteada, mas na modalidade de futsal, quem brilha são mesmo as mulheres, que militam no campeonato distrital feminino.
Com um plantel jovem, fruto da reestruturação levada a cabo no departamento de futsal feminino, o Maria da Fonte dominou praticamente toda a época, chegando a um recorde absoluto de 27 vitórias consecutivas e quase quatrocentos golos marcados. O sonho da subida aos nacionais parecia uma realidade, mas a estrelinha dos campeões traiu-as na antepenúltima jornada, e acabaram por deixar escapar o título para as grandes rivais do FC Vermoim, equipa que acabou por fazer a festa no desempate pelo confronto directo, vencendo por 8-5 na segunda volta do campeonato, anulando assim a derrota por 5-4, na Póvoa de Lanhoso, na primeira volta da competição. Uma semana depois as rivais levaram também a taça... Foi um golpe duro na equipa marifontista. No entanto, o futuro das ‘ma-rias’ é risonho na próxima temporada, como assegura João Oliveira, director do departamento de futsal, habitualmente ligado ao futebol, mas que acedeu ao convite do presidente do clube, João Gomes, para chefiar este ano a secção.
“Fizemos uma época fantástica, mas nesta parte final as atletas acabaram por acusar bastante o desgaste e apareceram algumas lesões que nos limitaram. Mas quero sublinhar que elas fizeram tudo por tudo para ser campeãs, não conseguimos, tentaremos para a próxima época, porque o projecto não acaba aqui”, referiu o director, que ainda não sabe se vai permanecer no cargo. “Mas se continuar será com muito prazer dirigir este grupo de trabalho”, acrescentou...