Livro divulga
relógios de sol do concelho

No dia 23 de Abril, dia em que se comemorou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou o livro “Relógios de Sol do concelho da Póvoa de Lanhoso”, da autoria do povoense Luís Velloso Ferreira, numa obra que, segundo o autor, pretende ser apenas um registo para memória futura.
“No decurso do fórum de cultura foram surgindo algumas ideias. Pareceu-me que era uma coisa fácil. Enganei-me redondamente”, adiantou Luís Velloso Ferreira, revelando que, por detrás do livro, está um trabalho que o levou a calcorrear todos os lugares das 29 freguesias do concelho. “Uma das razões que me levou a fazer este inventário foi a ideia de preservar pois dei-me conta que muitos relógios desapareceram. Considerei apenas os relógios de sol que estavam nos locais originais e colocados na posição correcta. Deixei de lado os relógios que colocados apenas para adornar”, revelou o autor.
O autor deu ainda a conhecer o desaparecimento de muitos relógios de sol que se encontravam colocados em espigueiros, sobretudo na freguesia de Serzedelo, onde aí existia uma interessantíssima colecção de relógios. “Hoje não encontramos um único e os espigueiros estão também a desaparecer”, alertou Luís Velloso Ferreira...