Entrevista a Manuel de Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Travassos


“Uma das maiores necessidades
da freguesia é a capela mortuária”

Considerando que a experiência como presidente de Junta tem sido boa e cativante, Manuel Rodrigues de Sousa aponta a requalificação do centro cívico como a grande obra a concretizar. Para além da conclusão da capela mortuária, o presidente da Junta de Freguesia aponta a rede viária com uma das preocupações. A criação de uma pequena pequena biblioteca é um dos projectos que será concretizado brevemente.

Maria da Fonte – Como tem sido esta experiência como presidente de Junta?
Manuel Sousa – A experiência tem sido boa e cativante. Lancei-me nesta nova função e espero dar saída aos desafios que vão surgindo. Gosto de conviver com o povo, conversar com as pessoas e ajudar a resolver certos problemas. Foi para isso que me candidatei. Quanto ao cargo, era o que estava à espera pois sabia que ia encontrar muito trabalho. Ser presidente de Junta implica muito trabalho mas era algo que já esperava e vou fazer os possíveis para lhe dar saída. Nasci nesta freguesia e é aqui que vivo. Gosto muito desta freguesia. Temos contado com a colaboração de toda a gente. Quando tomamos conta da Junta de Freguesia herdamos alguns problemas mas estamos a tentar resolver, da melhor forma, esses mesmos problemas.

MF – Quais as maiores necessidades da freguesia de Travassos?
MS – Uma das maiores necessidades é a capela mortuária, que está em construção, e é um dos problemas herdados pois a capela foi construída, está quase finalizada, mas há vários problemas a resolver. Espero resolver tudo isso e que dentro em pouco essa obra seja finalizada, para servir as necessidades das pessoas da freguesia. Em relação à água da rede pública, parte da freguesia já se encontra coberta pela rede de água mas ainda falta a parte mais alta da freguesia. Esperamos que, em breve, também seja uma realidade. No caso do saneamento, está é uma das grandes necessidades da freguesia e de toda a população. Não sei para quando a sua concretização mas espero que seja para breve. Quanto à rede viária, a estrada principal está bastante danificada devido à colocação da rede de água e ainda temos vários caminhos a necessitar de intervenção. Temos caminhos que necessitam de pavimentação e outros que precisam de ser requalificados.

MF – Que obras gostaria de concretizar neste ano?
MS – Em princípio, a capela mortuária deve ficar concretizada em breve, assim como a área envolvente à mesma, que será requalificada. Essa é uma das prioridades no momento. Além desta obras, iremos intervencionar os caminhos mais necessitados...